mudanças

Você consegue enfrentar mudanças?

Existe uma frase que diz: “A vida é como andar de bicicleta; você deve se mover para não cair”. É isso que a realidade nos mostra todos os dias. Sempre encontramos novas situações que devemos enfrentar, com mudanças que devemos assumir, com perdas que devemos administrar.

Como enfrentar as mudanças? Existe uma solução simples? Quais ferramentas podem ser úteis para fazer isso?

Nem sempre é fácil nos adaptarmos às novas situações que a vida nos oferece. As mudanças acontecem quase que diariamente. Aprender a gerenciá-las pode nos ajudar a crescer como pessoas.

Lembre-se que não temos controle sobre tudo na vida, mas podemos controlar a nós mesmos. A mudança pode virar a nossa vida de cabeça para baixo, mas como reagimos e lidamos com ela é que faz a diferença.

Irei listar 03 dicas que poderão ajudar a enfrentar as mudanças.

01* TRABALHE A ACEITAÇÃO

A vida é cheia de experiências pelos quais passaremos, mas também de obstáculos que enfrentaremos. As mudanças, podem representar uma ameaça real à nossa estabilidade. Embora uma etapa de mudança não necessite ser negativa, a verdade é que, às vezes, as mudanças incluem situações incertas, bem como uma reorganização na nova realidade.

No entanto, trabalhar a aceitação pode nos beneficiar no enfrentamento das mudanças. Devemos nos adaptar à nova realidade a cada dia, assumindo as perdas quando elas chegam e tendo a consciência de que só existe o momento presente.

02* OLHE PARA FRENTE

“O futuro depende do que você faz hoje” (Gandhi) – olhar par a frente pode nos ajudar a encarar a situação com mais serenidade e consciência. O passado não voltará, mas temos um presente que nos permitirá construir o nosso futuro.

03* SEJA PACIENTE, MAS NÃO PASSIVO

Ser paciente é diferente de ser passivo. Por exemplo: você pode aceitar as mudanças que acontecem, mas ainda buscar formas de se reorientar nas circunstâncias novas.

Certas mudanças são inevitáveis e, pelo menos no início, você vai resistir a algumas delas. Não dá para controlar o que acontece e o que sentimos, mas dá para optar por reações melhores — basta ser mais consciente.

Entenda que algumas mudanças são inesperadas. Aceite-as e encare-as como capítulos novos na sua vida: oportunidades de obter conhecimento e experiência em áreas novas ou a chance de conhecer gente e lugares novos.

Algumas mudanças são mesmo demasiadamente difíceis e você pode não conseguir enfrentá-las sozinho. A procura por um psicólogo num momento de mudança profunda pode ajudá-lo a lidar com o processo de modo mais fácil. Você não precisa enfrentar tudo sozinho.

Até mais.

Leia também...

Deixe um comentário