Vinhos inspiradores para o Dia dos Namorados

Chegando o Dia dos Namorados e a gente começa a pensar no presente, na comemoração…

Que tal marcar a data provando um vinho que, além de delicioso, tem uma história de amor por traz de sua criação? É esse o tema da coluna de hoje.

Para começar, não podemos deixar de falar da mais romântica e festiva das bebidas: Champagne!

E dentre tantas existentes, a mais inspiradora, sem dúvidas, é da Maison Perrier Joüet.

DSC_15441_14

A história da Maison Perrier-Jouët começa em 1811, com o casamento de Pierre Nicolas Perrier, com Adéle Jouët. Lado a lado eles iniciam a trajetória de sucesso da Maison Perrier-Jouët, em Epernay, na França.

Sua garrafa é uma verdadeira obra da Art Nouveau, decorada com anêmonas desenhadas pelo artista Emile Gallé em 1902.

Perrier-Jouët é o champagne do romance, definido como primavera em versão líquida.

A Maison marcou gerações como a escolha do brinde dos casais mais influentes do mundo, como Rainha Victória e o rei Albert da Inglaterra do século XIX e o príncipe Albert II de Mônaco com Charlene Wittstock em 2011.

Somente sete chefs de cave se sucederam desde a fundação, garantindo uma meticulosa transmissão de conhecimentos ao selecionar e aperfeiçoar individualmente cada ‘cru’ para criar um cuvée único e inesquecível. Quem prova um desses champagnes dificilmente esquece. Quer jeito melhor de marcar um dia tão especial?

Como harmonizar? Champagne vai bem com tudo!

A grana não permite um champagne para a comemoração? Pois temos uma versão tupiniquim que não decepcionará: Desirée, espumante da Bueno Wines.

A Bueno Wines é a vinícola do narrador Galvão Bueno, um apaixonado por vinhos que resolveu investir no ramo e produzir vinhos de excepcional qualidade.
Pensando em homenagear sua esposa Desirée, o narrador idealizou pessoalmente em parceria com Roberto Cipresso (o premiado enólogo italiano que assina os rótulos da vinícola) o espumante.

Vinificado pelo método charmat, Desirée é naturalmente leve, porém com uma persistência surpreendente que não deixa dúvidas sobre sua alma italiana. Feito exclusivamente com uvas tintas da Campanha Gaúcha (Merlot, Cabernet Sauvignon e Pinot Noir), tem uma cor belíssima, com aromas de frutas vermelhas e um leve floral. Na boca é delicado e refrescante, propício para ser degustado à beira da piscina, na praia, em festas ou apenas num bate papo entre amigos. Vai muito bem com entradinhas, queijos leves, saladas, peixes e até alguns crustáceos.

DSC_2803

 

A terceira sugestão vem de um casal estrelado e que ficou bem conhecido – além do relacionamento amoroso – por suas questões humanitárias e adoção de várias crianças vitimadas pela guerra: Angelia Jolie e Brad Pitt.

Pois além de tudo isso, eles são apaixonados por vinho e resolveram produzir vinhos adquirindo a propriedade Chateau Miraval na Provence, sul da França.

Localizada numa das mais bonitas regiões históricas da Provence, O castelo de Miraval data da época pré romana e ocupa um mágico local em um longo vale arborizado, onde a água cai em abundância e as videiras florescem em encostas protetoras. A propriedade possui um estúdio musical, onde várias bandas, como Pink Floyd, por exemplo, já realizaram gravações.

Para a produção de seus rótulos. Brad Pitt e Angelina Jolie contam com o auxílio da família Perrin, tradicional produtores franceses. O casal acompanha pessoalmente a elaboração dos vinhos.

O Chateau Miraval rosé será um excelente parceiro caso vocês optem por  peixes, frutos do mar, massas com molhos leves nessa noite romântica.

6a00e554e5d8fe883301a73de34eeb970d

Espero que tenham gostado das dicas. Feliz dia dos namorados com muita paz, respeito e amor a todos.

Até a próxima coluna, Keli Bergamo.

PS. As lindas fotos do champagne PerrierJouet são da fotógrafa Tracy Tupich (@tracymara)

 

Leia também...

Deixe um comentário