Bommmmmmmmm diaaaaaaaaaaa!!!!!!!!! Olha o nordeste aqui outra vez. Ai que vontade que da uma passeada por lá. Mas já que não dá pra ir até esse paraíso, que tal viajar pela cozinha nordestina, e hoje é na cozinha potiguar que nós vamos nos fartar.
Potiguar é quem nasce no RIO GRANDE DO NORTE, e significa “comedor de camarão” e isso mostra a importância desse crustáceo na alimentação desse povo, e isso vem desde antes da chegada do homem branco nesse local. Os potiguares estão entre os maiores criadores de camarão do Brasil, e não é de admirar que com esse crustáceo eles preparam várias receitas características de sua culinária. No bobó de camarão, com creme de milho, refogado com temperos e servido no abacaxi com manteiga de garrafa e arroz-da-terra, na moqueca e até na paella.
Devido ao extenso litoral, os pescados fazer parte da base da alimentação na região costeira. Junto a eles podemos por o leite de coco e a farinha de mandioca que deram origem as receitas mais populares do Estado, como a peixada com leite de coco e legumes e a caranguejada.
Os holandeses desenvolveram a exploração do sal, a criação de gado e o cultivo da cana-de-açúcar. Da criação do gado obtém-se a carne de sol, o charque (carne-seca), e os derivados do leite como a manteiga de garrafa e o queijo coalho.
Além do camarão, outra estrela dos pratos típicos é o caranguejo, que brilha na caranguejada, no arroz de caranguejo e as saborosas patinhas de caranguejos que são servidas como aperitivos.
Os peixes pequenos são normalmente fritos no azeite-de-dendê e servidos com legumes ou tapioca. Já os peixes maiores como o pargo, a cavala e garoupa compõem as peixadas e as moquecas, e também podem ser assados na grelha, temperados com cebola, cheiro verde, sal e servidos com mandioca frita ou cozida, arroz, tomate, cebola e farofa.
Caminhando para o interior do Estado, a alimentação muda, e tem como base os derivados do leite e da carne. Os mais utilizados são o queijo-manteiga, o queijo de coalho e a carne de sol. Com esses ingredientes se faz a carne de sol frita ou assada acompanhada de farofa d’água, arroz de leite, feijão-verde, mandioca cozida ou frita e manteiga de garrafa. Com a carne de sol também faz a paçoca de carne, a carne de sol com nata, carne de sol com queijo coalho e manteiga de garrafa, o arrumadinho de charque e o escondidinho.
A carne de carneiro e bode também são muito utilizadas no Rio Grande do Norte, assim como nos demais Estados da região Nordeste. Com elas são feitos o carneiro guisado, a buchada de bode e o picado de carneiro. Com a carne de porco são preparados pratos típicos nordestinos: linguiça do sertão, o sarapatel e o chouriço.
Com o milho é feito o cuscuz. O feijão-verde, ou feijão-de-corda, é um dos acompanhamentos mais populares, que pode ser cozido somente com temperos ou com carnes e legumes, temperado com vinagrete. O arroz de leite acompanha carnes, peixes e frutos do mar. Com o jerimum (abóbora) se faz purê ou cozido com sal. E por fim, a mandioca pode ser servida frita ou cozida.
Carne de sol com mandioca
CAMARÃO CAJUEIRO
RENDE 2 PORÇÕES
Ingredientes – Camarão
- 380 g de camarões limpos, só com a cauda
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
- 2 ovos
- ¼ de xícara (chá) de farinha de rosca
- 1/3 de xícara (chá) de castanhas de caju picadas
- Óleo para fritar
Ingredientes – Molho
- 2 colheres (sopa) de polpa de maracujá congelada
- ¼ de xícara (chá) de maionese
- 2 colheres (sopa) de iogurte natural
- ½ colher (chá) de açúcar refinado
Modo de preparo – Camarão
- Tempere os camarões com o sal e pimenta.
- Em um prato fundo, coloque a farinha de trigo. Bata os ovos em uma tigela e reserve.
- Em outra tigela, misture a farinha de rosca e as castanhas de caju. Passe os camarões pela farinha de trigo. Depois, mergulhe-os nos ovos batidos e deixe escorrer o excesso. Por último, envolva-os na mistura de farinha de rosca e castanhas.
- Em uma panela, aqueça bem o óleo e frite os camarões até dourar.
Modo de preparo – Molho
- Em uma tigela funda, misture a polpa de maracujá, a maionese, o iogurte e o açúcar até fica homogêneo.
- Arrume os camarões em uma travessa e sirva o molho à parte.
ARRUMADINHO POTIGUAR
RENDE 3 PORÇÕES
Ingredientes – Carne
- 1 kg de charque (carne seca) cortado em cubos
Ingredientes – Feijão
- 2 ½ xícaras (chá) de feijão-verde (feijão-de-corda)
- Sal a gosto
- ½ xícara (chá) + 2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
- 1 cebola ralada
- 1 cenoura ralada bem fininha
- 4 xícaras (chá) de farinha de mandioca
- 1 xícara (chá) de queijo de coalho
- ¼ de xícara (chá) de cheiro verde picado
- 2 dentes de alho amassados
Modo de preparo – Carne
- Dessalgue o charque, colocando-o em bastante água de véspera. Escorra e leve para ferver por 10 minutos em uma panela com água suficiente para cobri-lo. Escorra e reserve.
Modo de preparo – Feijão
- Cozinhe o feijão por 20 minutos apenas com sal e água em quantidade suficiente para cobri-lo. Escorra e reserve.
- Em uma panela esquente ½ xícara (chá) de manteiga de garrafa e refogue a acebola e a canoura. Acerte o sal.
- Em seguida, desligue o fogo, coloque a farinha. Tempere o feijão com o queijo e o cheiro verde. Misture bem e reserve.
- Leve uma frigideira ao fogo e coloque as 2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa para derreter. Acrescente o alho e o charque que foi reservado. Frite por 10 minutos, mexendo sempre, para não queimar. Reseve.
- Em uma travessa, monte o arrumadinho, colocando o feijão, a farofa e, depois, o charque. Decore com ramos de salsinha.
CUSCUZ
RENDE 4 PORÇÕES
Ingredientes
- 500 g de farinha de milho em flocos
- 1 xícara (chá) de água
- Sal a gosto
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 2 fatias de queijo-manteiga
Modo de preparo
- Em uma vasilha, misture a farinha de milho, a água e o sal. Reseve essa mistura.
- Em uma cuscuzeira, coloque 3 dedos de água na parte inferior, leve ao fogo e deixe ferver. Em seguida, despeje a mistura reservada na parte superior da cuscuzeira. Tampe e deixe cozinhar por 15 minutos.
- Em uma panela pequena, ferva o leite, mexendo sem parar, e junte a margarina. Reseve.
- Derreta o queijo em uma panela aparte e reserve.
- Desenforme a mistura da cuscuzeira em uma tigela. Cubra com o queijo e regue com o leite resevado. Tampe a tigela com um prato e deixe abafar por 5 minutos. Sirva em seguida.
PASTEL DE CHOCOLATE
RENDE 10 PORÇÕES
Ingredientes – massa
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de cachaça
- 1 colher (sopa) de vinagre branco
- ½ xícara (chá) de água morna
- Óleo para fritar
- 10 colheres (chá) de água
- 10 colheres (chá) de canela em pó
Ingredientes – Recheio
- 1 ½ xícara (chá) de chocolate em barra em pedaços
Modo de preparo – massa
- Em uma tigela funda, misture a farinha e o sal. Junte o óleo, a cachaça e o vinagre, nessa ordem. Adicione a água morna e amassa com as mãos até dar liga. Reserve na geladeira por 1 dia.
- No dia seguinte, dobre uma superfície lisa e polvilhada com farinha de trigo, corte a massa e abra os pedaços com um rolo, deixando-os nem muito finos NE muito grossos. Corte no formato desejado.
Modo de preparo – Recheio
- Recheie os pasteis com os pedaços de chocolate.
- Dobre a massa e feche-a, apertando bem as extremidades com um garfo.
- Leve uma frigideira pequena ao fogo e esquente o óleo. Quando estiver quente, frite os pasteis. Depois de fritos, escorra sobre papel-toalha, para tirar o excesso de óleo.
- Em um prato, misture a água com a canela, polvilhe os pasteis e sirva quente.