A colonização do PIAUÍ aconteceu do interior par o litoral, mais precisamente a partir das terras próximas ao Rio São Francisco, ocupadas por criadores de gado, no século XVII. O principal produtos oriundo dessa criação era o charque, que moveu a economia do Estado durante o período inicial e definiu a culinária local.
Temperos como salsinha, cebolinha, coentro e pimenta-de-cheiro dão sabor às carnes e peixes. O Piauí tem uma culinária predominantemente sertaneja, isso porque possui o menor litoral do Nordeste, com apenas 66 km de extensão. Os pratos à base de peixes e frutos do mar recebem os mesmos temperos das carnes, acrescidos de leite de coco e farinha de mandioca. A galinha-d’angola (conhecida como capote), o carneiro no leite de coco, a paçoca de carne-seca, o baião de dois, a buchada de bode e o mugunzá são alguns pratos típicos piauienses.
Os doces são bem variados. Os mais comuns são as compotas das frutas regionais, sendo a compacta de casca de limão-azedo a mais típica. A cidade de Dom Expedito Lopes ganha destaque na produção de doces de buriti, e o município de Ipiranga do Piauí é conhecidos pelos deliciosos doces caseiros.
CREME DE GALINHA
SERVE 6 PESSOAS
Ingredientes
- 500 g de peito de frango desossado
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino moída a gosto
- 2 dentes de alho picados
- 2 xícaras (chá) de água
- 1 tomate cortado em cubos
- 1 pimentão amarelo cortado em cubos
- 1 cebola cortadas em cubos
- 4 ½ xícaras (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de leite de coco
- ½ xícara (chá) de amido de milho dissolvido em ½ xícara (chá) de leite
- ½ xícara (chá) de milho verde cozido
- ½ xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço picadas
- 1 lata de creme de leite
Modo de preparo
- Tempere o peito de frango com sal, pimenta e alho. Coloque-o em uma panela grande, acrescente a água, o tomate, o pimentão, a cebola e cozinhe por 20 minutos. Retire o peito de frango, desfie e reserve.
- Bata o caldo no liquidificador. Reserve.
- Leve uma panela ao fogo com o peito de frango desfiado e, ao poucos, acrescente o caldo reservado, o leite e o leite de coco. Junte o amido de milho dissolvido e mexa bem.
- Acrescente o milho verde e as azeitonas picadas. Misture até engrossar, com cuidado para não grudar. Cozinhe por 30 minutos, mexendo sempre. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, misturando delicadamente.
- Coloque o creme em cumbucas, decore com alguns grão de milho e sirva quente.
CAPOTE COM ARROZ
SERVE 4 PESSOAS
Ingredientes
- 1 galinha d’angola de cerca de 1kg
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher (chá) de colorau
- 1 tomate picado
- 1 cebola picada
- 1 pimentão verde picado
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino moída a gosto
- ½ xícara (chá) de óleo
- 4 xícara (chá) de água
- 3 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
Modo de preparo
- Tempere a galinha com o alho, o colorau, o tomate, a cebola, o pimentão, o sal e a pimenta. Esfregue bem para que o tempero penetre na carne.
- Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e refogue a galinha com os temperos por 5 minutos. Em seguida, acrescente a água e cozinha na pressão por 20 minutos. Desligue o fogo, espere a pressão sair e abra a panela. Junte o arroz e cozinhe por mais 20 minutos em fogo baixo.
- Transfira a galinha para uma travessa e sirva.
CREME DE MANDIOCA COM MANGA
SERVE 4 PESSOAS
Ingredientes
- 100 g de mandioca
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de leite de coco
- ½ xícara (chá) de açúcar refiando
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado
- 1 pitada de sal
- 2 mangas haden picadas em cubos pequenos
Modo de preparo
- Descasque e rale a mandioca. Coloque-a em uma panela e junte o leite, o leite de coco, o açúcar, o gengibre e o sal. Leve ao fogo alto e cozinhe, mexendo até ferver. Abaixe o fogo e continue mexendo por mais 10 minutos. Retire e deixe esfriar.
- Passe a manga pelo processador. Reserve.
- Distribua em taças, alternando camadas de manga e o creme de mandioca. Deixe gelar antes de servir.