Dos diversos rios do Pantanal vêm os pescados, base da culinária mato-grossense. O pintado é uma das estrelas da culinária local, com carne consistente e muito saborosa. Ele aparece em duas receitas típicas do Estado, a mojica de pintado e o pintado à urucum. O pacu é também outro peixe muito consumido na região e o prato feito com esse peixe leva costelas de pacu fritas. Nesses rios também são encontrados ou dourado, piraputanga, matrinxão e bicudo. Quer sejam fritos, assados ou ensopados, são servido acompanhados de farofa de banana-da-terra, muito comum e consumida no Estado. No menu pantaneiro ainda aparecem receitas diferentes, como o caldo de piranha e pratos à base de carne de jacaré.
Estados vizinhos contribuíram para a formação da culinária local, e sob a influência nordestina, chegou ao Mato Grosso a paçoca de pilão e o arroz Maria Izabel. Juntos, esses dois pratos fazem parte da primeira refeição do dia e recebe o nome de “quebra-torto”. Como sobremesas, são comuns os doces cristalizados e em calda, como o furrundu e o bolo de arroz, também comum no Mato Grosso do Sul.
CALDO DE PIRANHA
RENDE 10 PORÇÕES
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de sal
- Suco de 4 limões
- 4 piranhas inteiras limpas (sem as vísceras e as escamas)
- Sal a gosto
- 1 pimenta dedo-de-moça picada
- 4 cebolas picadas
- 6 colheres (sopa) de óleo
- 6 litros de água
- 6 tomates sem pele e sem sementes picados
- ½ xícara (chá) de coentro picado
- 1 xícara (chá) de leite de coco
- 1 xícara (chá) de farinha de mandioca crua
- 1 xícara (chá) de cebolinha picada
Modo de preparo
- Misture 2 colheres (sopa) de sal com o suco de limão. Passe as piranhas nesse tempero e deixe-as descansar por 10 minutos. Depois lave-as em água corrente e abundante até tirar todo o sal e o limão. Em seguida, tempere as piranhas com o sal. A pimenta dedo-de-moça e 2 cebolas picadas.
- Em uma panela grande, aqueça 3 colheres (sopa) de óleo. Refogue o peixe temperado por 5 minutos, adicione a água e cozinhe em fogo médio por 1 hora. Desligue o fogo, deixe esfriar e passe a mistura por uma peneira. Reserve o caldo.
- Em outra panela, esquente o restante do óleo e refogue as 2 cebolas restantes. Adicione o tomate e o coentro. Quando estiverem macios, acrescente o caldo reservado e o leite de coco. Ferva por mais 10 minutos. Junte a farinha de mandioca, adicionando-a aos poucos e mexendo sem parar, para não empelotar.
- Acerte o sal e cozinhe até ferver. Sirva com cebolinha salpicada por cima.
REVIRADO CUIABANO
RENDE 6 PORÇÕES
Ingredientes
- 1 kg de coxão mole picado (ou patinho)
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino moída a gosto
- 5 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 pimentão verde picado
- 2 tomates picados
- 2 xícaras (chá) de água fervente
- 1 xícara (chá) de farinha de mandioca
- 6 ovos
- 1/3 de xícara (chá) de cebolinha picada
Modo de preparo
- Tempere a carne com sal e a pimenta. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a carne. Acrescente a cebola, o alho, o pimentão e os tomates e refogue. Junte a água fervente. Aos poucos, adicione a farinha de mandioca, mexendo sempre, até começar a engrossar.
- Quebre os ovos inteiros por cima, abafe e cozinhe por 5 minutos. Polvilhe com a cebolinha e sirva.
FRANCISQUITO
RENDE 50 UNIDADES
Ingredientes
- 1 kg de farinha de trio
- ½ kg de açúcar refinado
- 250 g de margarina ou banha de porco
- 4 ou 5 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 colher (café) de bicarbonato de sódio
Modo de preparo
- Em uma tigela, misture a farinha de trigo e a banha. Em seguida, coloque os ovos e o bicarbonato. Misture tudo, com cuidado de não sovar a massa para que a mesma não endureça.
- Enrole o francisquito no formato de meia-lua e coloque numa assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno preaquecido a 180°C e asse por 20 minutos até a base começar a dourar.