Dias atrás falei sobre a importância de estar adequado nas diversas situações e de como pode ser constrangedor você ser barrado ou totalmente fora dos padrões dos eventos (revejam AQUI), pois bem gente querida, hoje vamos começar a aprofundar um pouco mais o assunto…

Para ficar mais claro, mais uma vez…

Dress Code é o conjunto de regras sobre o que se deve vestir para cada ocasião e de acordo com o evento.

Antes de começarmos a falar sobre Dress Code em eventos (sim, sobre isso que iremos falar) é importante saber que existem graus de formalidade que são classificados por:

Extremamente Formais
Formais
Pouco Formais
♦ Informais

Sabendo disso, vou falar de algumas regras e com o tempo, vou aprofundando em cada uma delas, certo?

Lembram dos convites com os trajes especificados que você já recebeu? Hoje vou falar de cada uma das “especificações”

Esporte

Traje Esporte (Casual, Sport Casual)

É o mais simples e informal, porém isto não quer dizer que você possa ir de roupa de academia, camisa de futebol, shorts, camiseta etc… Este traje geralmente é indicado para eventos sociais durante o dia, ao ar livre ou mais casuais como almoços, batizados, exposições, churrasco da empresa, aniversários, etc.

Dicas do que usar:

Maquiagens discretas, vestidos, saias, conjuntos leves, calça e camisa, calçados baixos ou saltos pequenos são uma ótima opção.

Traje Esporte Fino (Tenue de Ville, passeio, Alto Esporte)passeio

Mais “tradicional” e acredito, que o mais conhecido. Apesar do nome, este é um pouco mais formal que o anterior, geralmente são eventos mais importantes, porém mais descontraídos como teatros, conferencias, almoços, festas noturnas.

Dicas do que usar:

Vestidos mais simples e curtos, longuete para as mulheres de mais idade e o mais curto para mais jovens. Pantalonas, túnicas, terninhos, tailler, sapatos de salto de médio para alto e bolsas mais discretas. Brilho e maquiagem com moderação. Eventos noturnos pedem um pouco mais de requinte e ousadia e para o dia classe e discrição.

socialTraje Passeio Completo ou Social

Exige muita formalidade e atenção aos detalhes. Geralmente são eventos mais importantes como casamentos, formaturas, premiações e jantares especiais.

Dicas do que usar:

Recomenda-se uso de tecidos mais nobres e de qualidade, vestidos longos para noite e longuetes para dia. Aqui os decotes, brilhos e transparências são permitidos, porém, com bom senso e moderação. Saltos altos, joias ou bijuterias finas, bolsas pequenas de mão. Cabelo e maquiagem devem ser mais sofisticados que nos anteriores. No frio, echarpes, estolas ou xales ajudam a esquentar e compor o visual.

Traje Gala (Black-tie, À Rigor, Tenue de Soirée ou Habillée)lady_gaga

Embora não seja tão usual (pelo menos na minha vida hahaha) eventos que exigem esse traje, existem e você pode ser convidado e errar facilmente. Aqui entram festas grandes e imponentes, ou seja, eventos de gala com muito glamour.

Dicas do que usar:

Vestidos longos e sofisticados. Caudas, brilhos, decotes, fendas, bordados e transparências. Salto alto, meias finíssimas, carteiras ou bolsas pequenas, joias sofisticadas. Cabelo e maquiagem impecáveis. caprichados e mesmo cabelo esteja solto, é imprescindível que ele esteja trabalhado.

Viram como não é difícil entender dress code? O que acharam?

Com o tempo vamos aprofundando no assunto! Lembrando que tudo deve ser analisado nessas horas, ein? Local, descrição do convite, horário, tipo físico, orientações especiais e por aí vai… Portanto, se você tem um evento e não sabe como proceder, contrate um Consultor de Imagem para uma consultoria rápida. Com certeza ele irá te orientar perfeitamente!

Super beijo, até a próxima!

Leia também...

Deixe um comentário