Use filtro Solar.

Afinal, você sabe como age um filtro solar? Sabe escolher um para o seu tipo de pele? Vamos hoje fazer alguns esclarecimentos básicos.

Você já deve ter ouvido falar dos raios ultravioleta, radiação proveniente do Sol. É por causa deles que devemos usar o filtro solar. Eles causam efeitos diferentes, entenda:

O UVB é responsável por queimaduras e o câncer de pele, e o UVA é responsável pelo envelhecimento precoce da pele e também pelo câncer.

Os fatores dos produtos atuais refletem somente a proteção contra os raios UVB – quanto mais alto o fator, maior o tempo que podemos permanecer no sol sem nos queimar. Ou seja, um fator 30 difere de um 60 mais pela duração do que pela proteção em si.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda a toda a população do país o uso de produtos com FPS de, no mínimo, 30. Esse fator atende a maioria da população.

O filtro irá reagir quimicamente com a pele ou fará uma barreira física, impedindo a penetração dos raios UV para as camadas mais profundas da pele.

Usando um filtro solar com FPS 15, a pele levará 15 vezes mais tempo para ficar vermelha e usando um filtro com FPS 60, levará 60 vezes mais tempo. Se o tempo para a pele ficar vermelha aumenta, significa que este protege mais e melhor.

A ação do FPS 60 também é mais rápida quando a pele entra em contato com a água. Durante a exposição ao sol, se a pessoa der um mergulho ou outro, o protetor dura apenas mais 40 minutos, havendo então a necessidade de passar novamente o produto no corpo.

Outro ponto importante que devemos lembrar, é que não é só o rosto que merece ser protegido. É preciso aplicar o protetor solar todos os dias, em todas as regiões do corpo que ficam expostas a radiação solar. Isso inclui, principalmente, o pescoço, colo, ombros, braços e mãos, áreas comumente negligenciadas.

Outro esclarecimento importante é de que já existem estudos suficientes que indicam que os filtros não atrapalham a transformação da vitamina D na pele. É possível sim aproveitar os prazeres da vida ao ar livre e com segurança!

Por fim, quanto ao tipo de pele, como escolher um filtro solar?

Geralmente indicamos produtos em textura Gel ou Serum para pacientes de pele oleosa, e os cremosos para pacientes de pele seca.

Lembre-se, sempre procure um médico dermatologista para esclarecer dúvidas específicas da sua pele!

Até a próxima.

Leia também...

Deixe um comentário