Truffle Experience

Truffle Experience na Toscana

Oi pessoal! Recentemente me casei e passei uma semana na Itália com meu marido. Fizemos programas muuuito legais por lá e eu voltei cheia de histórias e dicas pra compartilhar. Vou começar hoje pela melhor e talvez mais incrível experiência gastronômica da vida (até hoje): a Truffle Experience na Toscana com a família Savini Tartufi. 

Nas minhas pesquisas pré-viagem, encontrei por acaso o nome desta empresa e, por curiosidade, entrei no site para saber mais do assunto. Quando se trata de trufas, meu olho automaticamente já cresce, pois sou APAIXONADA! E quando entendi como funcionava essa “experiência da trufa”, reservei no mesmo momento uma vaga para nós.

O que é a Truffle Experience?

É uma imersão total no mundo das trufas, onde podemos experimentá-la em todos os aspectos: da floresta à mesa.

Nossa experiência começou com um “Welcome Coffee” e uma conversa bem descontraída com o Lucca, que foi o nosso guia durante todo o passeio. O Lucca é caçador de trufas e também treinador dos cães. Nessa conversa inicial, ele nos contou a história da empresa, que além de oferecer esse passeio, também possui alguns restaurantes que são referência no quesito “trufas”.

Logo depois, partimos para a floresta com o Lucca e os dois cães caçadores de trufas, Giotto e Birba. Ali passamos de duas a duas horas e meia vendo os três em ação. O papel dos cachorros é farejar as trufas embaixo da terra e começar a cavar, chamando assim a atenção do Lucca. Este, finalmente termina de cavar com um aparelho especial que não danifica a trufa.

A cada trufa que o cão encontra, ele ganha um biscoito como recompensa. É muito lindo de ver a relação entre o Lucca e os cães. Então mesmo para quem não liga muito para trufas, mas ama cachorro, essa experiência é altamente recomendada.

No nosso tour, o Giotto e a Birba farejaram 4 trufas, 3 delas de muito boa qualidade, segundo o que Lucca nos ensinou. Durante a caça, ele nos deu uma verdadeira aula sobre trufas. Aprendi coisas com ele que eu jamais descobriria lendo em livros, por exemplo.

Após a caça, voltamos ao restaurante, onde o chef Luciano, dono da Savini Tartufi, preparou um delicioso almoço com 4 pratos, todos eles tendo a trufa como principal ingrediente. Até o gelato da sobremesa tinha trufa!

Observação: como a nossa viagem aconteceu recentemente e ainda há muitas restrições devido ao Corona Vírus, este tour foi exclusivo para nós e mais um casal. Em situações “normais”, eles recebem até 10 pessoas em cada tour.

Giotto, o cão mais fofo do universo

Como se não bastasse a experiência toda ser uma aula sobre o mundo das trufas, ainda nos apaixonamos pelo Giotto. O cão da raça Lagotto Romagnolo, conhecido como o melhor cão de caça de trufas, é muito popular na Itália. Especialmente gentil e brincalhão, o Giotto não nega à raça.

Lucca e Giotto em ação

Assim que abri a porta do carro, quando chegamos à fazenda, ele veio correndo e pulou em cima de mim. Preciso dizer que me apaixonei por ele na hora? Acho que não né…

Onde fica a Savini Tartufi?

A Savini Tartufi realiza a Truffle Experience em sua fazenda, localizada em Palaia – Toscana. O vilarejo ainda não é muito famoso, mas é simplesmente a “Terra da Trufa”. O local é tão “interior”, que até o sinal de internet é fraco por lá. A estrada vai estreitando, até você não ver mais casas, somente árvores e mata fechada. Depois de subir bastante até os ouvidos fecharem, você chegou!

Para quem está hospedado em Florença, como era o nosso caso, a viagem leva pouco mais de uma hora. Além disso, Palaia fica perto de Pisa, onde está a famosa torre torta. Então vale aproveitar a viagem e combinar os dois passeios no mesmo dia.

 

Leia também...

Deixe um comentário