Tratar e prevenir lesões musculares com acupuntura

Tratar e prevenir lesões musculares com acupuntura

Olá, sabemos que acupuntura tem um efeito maravilhoso em dores osteomusculares e articulares, mas você sabia que ela também pode prevenir essas dores??

As maiorias dessas lesões acontecem em atletas profissionais e amadores. Podem ser elas: entorses, distensões ou contusões, como por exemplo: lesão ligamentar, distensão muscular, luxação, fratura, rompimento muscular entre outras.

E como a acupuntura ou a medicina chinesa pode tratar e prevenir essas lesões??

Bom, vamos por parte.

Qual o objeto da acupuntura em tratar lesões musculares?

  • diminuição da dor
  • redução da inflamação
  • dissolução do edema
  • redução do hematoma
  • acelerar a reparação do tecido seja ele muscular ou mesmo o ósseo

E na prevenção de lesão, qual seria seu objetivo??

Sabendo que ela atua na regeneração tecidual, a acupuntura sendo utilizada durante todo o tempo de treinamento vai auxiliar na sua recuperação, evitando assim o desgaste e estresse da musculatura, tendão e ligamentos.

Não apenas a acupuntura é utilizada nesses tratamentos, mas a moxabustão tem um papel importante na ação anti-inflamatória e a ventosaterapia na regeneração muscular. É muito comum em competições importantes, como olimpíadas, vermos atletas com marcas arroxeadas na pele. Quem não sem lembra do nadador Michael Phelps nas olímpiadas do Rio em 2016??? Essas marcas nada mais são que as marcas das ventosas.

Alguns estudos mostram a eficácia do uso de técnicas da medicina chinesa como eletroacupuntura e acupuntura frente a tratamentos medicamentosos.

Portanto, se você é atleta profissional ou amador sofre com dores ou lesões recorrentes, procure um profissional de acupuntura e conheça na pele, literalmente, seus benefícios. Você vai perceber que seu rendimento vai melhorar, porque além dos efeitos já citados acima ainda tem os efeitos emocionais que a acupuntura traz.

Um beijo

Ale Iasbek

Leia também...

Deixe um comentário