Escolher um terreno não é algo que se faz todos os dias… pelo menos não é uma atividade comum para a maior parcela da humanidade. Elencar um pedaço de chão e edificar algo, seja uma casa ou um comércio, é uma tarefa que é simplificada pela maioria das pessoas. Preço se encaixa no que eu quero, o tamanho tá legal e a região me agrada.

Terreno em Aclive

Projeto Arquitetônico: Eng. Civil Raildo de O. Lima, Paisagismo: Nest Arquitetura e Interiores, Maquete Eletrônica: Alexandro Faoro

Visitei, gostei, comprei.

Outras pessoas, geralmente que já passaram por processos de concepção de espaços e construção civil, sabem que o terreno não é apenas uma base qualquer e já tem em mente alguns pontos a serem analisados.

O que muita gente não sabe é que uma assessoria para escolha da compra de um terreno é algo que custa muito barato quando se analisa o custo global de uma obra e que deveria sem mais usado, especialmente se for a sua primeira aventura em arquitetura e construção.

Falaremos hoje de algumas dicas que direcionarão melhor na hora de analisar seu investimento, entretanto, em um país com dimensões continentais como o nosso, o ideal mesmo é que você entre em contato com um profissional de arquitetura que vai saber mais sobre o micro clima local.

Não existe uma “receita” de terreno ideal. Metragem, insolação, relevo ou dimensões são características que dependendo do uso desta obra vão mudar a cada caso.

Exemplificando: Uma dica “genérica” sobre um terreno para uma residência seria priorizar insolação leste ou oeste. Que são, respectivamente, as posições de sol da manhã, ou o solzinho de inverno para aquecer os cômodos certos. No Entanto tudo pode mudar se você estiver por exemplo atrás de uma montanha, ou se você não gosta de acordar cedo e prefere que o sol da manhã não banhe sua janela diretamente. É aí que uma conversa antes da compra da parcela de terra se torna útil.

Projeto Arquitetônico: Eng. Civil Raildo de O. Lima, Paisagismo: Nest Arquitetura e Interiores, Maquete Eletrônica: Alexandro Faoro

E a piscina? Tem coisa pior que uma piscina com sombra e água gelada? Toda essa dinâmica pode ser aprimorada se soubermos como será a construção antes mesmo de ter o terreno.

Um terreno de esquina, ou meio de quadra? Depende, como você imagina a casa? Você quer ter uma extensa área de lazer, receber gente diretamente na área de festas? Ou você é uma pessoa mais reclusa, prefere uma privacidade maior?

Talvez a ideia seja ter uma edificação mista, que tenha comércio e residência no pavimento superior, contudo, será que a legislação permite esse tipo de construção? Essas diretrizes em muitas cidades estão expressas em um conjunto de leis chamado “Plano Diretor” que cria zonas com atividades específicas e um profissional de arquitetura terá uma facilidade maior para consultar e orientar, pois talvez o zoneamento mais adequado está na rua de trás.

Um terreno muito acidentado (muita caída ou muita subida) pode ser ruim para quem vai fazer uma obra comercial que precisa facilitar o acesso de pessoas com deficiência obrigatoriamente tendo rampas enormes. Um dado curioso: para vencer um metro de desnível são apenas 5 ou 6 degraus: chuchu-beleza! Em contrapartida o mesmo desnível em rampa são 12 longos metros. Para uma casa um terreno “torto” ou acidentado como falamos “mais profissionalmente” pode criar níveis e setores de uma forma eficiente e até poética.

Projeto Arquitetônico, Fachadas e Paisagismo: Nest Arquitetura e Interiores, Maquete Eletrônica: Alexandro Faoro.

Para as pessoas mais detalhistas (e reumáticas) até o vento é algo que nós estudamos na hora de fazer um projeto e a soma de todas estas características de um terreno interfere não só no custo de uma obra, mas na longevidade de uma construção e está diretamente relacionada com a eficiência energética e o conforto de quem vai viver ou trabalhar na edificação. Então considere conversar com um arquiteto da sua região desde o momento de ir procurar seu terreno.

Esse é mais um post nos quais falamos mais sobre a atuação de profissionais da área de Arquitetura e Design de Interiores, Se você já tem um terreno, talvez se interesse também em saber mais sobre projetos clicando AQUI.

Se tiver alguma dúvida, manda para nós nos comentários ou no Instagram,

Até logo!

Lelo

Leia também...

Deixe um comentário