Está pensando em substituir o pão pela tapioca? Pense novamente! Essa troca pode não ser tão saudável quanto você imagina!

A tapioca é feita com a fécula extraída da mandioca. Ela não contém glúten, sal ou gordura na sua composição ou preparo. É constituída basicamente de carboidrato simples! Uma comparação fácil pra você visualizar: é como se o pão branco fosse feito somente da farinha de trigo refinada e água, sem mais nada em sua composição, somente o carboidrato da farinha. A diferença ficaria apenas no glúten.

15

O carboidrato simples é absorvido rapidamente pelo organismo, onde ele é quebrado em glicose (açúcar), aumentando a glicemia (açúcar no sangue) de forma brusca e gerando assim um pico de insulina. A insulina é responsável por levar a glicose para dentro da célula onde é utilizada como fonte de energia ou absorvida e ESTOCADA 🙁 Como essa reação acontece muito rápido no organismo, nós não temos tempo de usar toda essa energia e conseqüentemente o que nos resta é o acúmulo dela no nosso corpo, em forma de gordura. O pico de insulina também diminui a ação de enzimas que oxidam (quebram) a gordura, facilitando o seu acúmulo.

Essa velocidade de absorção do carboidrato é chamada de Índice Glicêmico (IG). Para vocês terem uma idéia, o IG do arroz branco é 81, do açúcar branco é 87, do pão branco 100 e o da tapioca 115!!! É mole?

34Se você quer consumir a tapioca, sugiro que seja de forma esporádica e que você use algumas estratégias para diminuir seu IG, como misturar farelo de aveia, quinoa, linhaça ou chia no seu preparo. Outra maneira legal de retardar o esvaziamento gástrico e evitar os picos de insulina, é investir em recheios com fibras, proteína e gordura boa, como ovos, atum, frango desfiado, tomate, tofu, queijo branco, cottage, azeite de oliva extra-virgem, castanhas picadas…Uma alternativa interessante a tapioca é a crepioca, que leva ovo misturado em sua sua massa.

24 tapioca

Espero ter ajudado e fica a dica: sempre pesquise antes de incluir um alimento da moda na sua alimentação. Veja se ele é compatível com o seu objetivo.

RECEITINHAS

TAPIOCA COM FARELO DE AVEIA E CHIA

Ingredientes: 1 colher de sopa de  farelo de aveia, 1 colher de sopa de chia para 3 colheres de sopa de goma de tapioca.

Modo de Preparo: O farelo pode ser misturado com a goma de tapioca. Acrescente a chia no final para não queimar e produzir peróxidos (geradores de radicais livres). O farelo de aveia ajuda a reduzir a carga glicêmica da tapioca.

CREPIOCA

Ingredientes massa: 1 ovo + 1 colher de sopa de goma de mandioca hidratada (tapioca).

  • Opcional: 1 colher de sopa de leite desnatado, ou leite vegetal, ou leite sem lactose.
  • Opcional: 1 colher de sopa rasa de Queijo Cottage
  • Opcional: 1 colher de chá de gergelim, ou aveia, ou chia, ou linhaça
  • Opcional: Especiarias a gosto: manjericão, orégano, pimenta, açafrão…

Modo de preparo: Misture os ingredientes escolhidos e bata com um garfo ou mixer até a mistura ficar homogênea. DICA: Se quiser ganhar volume e cremosidade separe 1 ou 2 claras e bata em neve, depois adicione aos outros ingredientes. Aqueça uma frigideira untada com óleo de coco. Coloque em fogo baixo (isso é importante, pois o fogo alto faz a massa queimar). Pegue uma concha média e encha com a mistura, depois despeje na frigideira. Espere dourar por aproximadamente 1 minuto e depois vire com uma espátula. Deixe dourar por mais 1 minuto e reserve num prato. Rende 2 discos.

SUGESTÕES DE RECHEIO PARA A TAPIOCA OU A CREPIOCA

♥ 1 ovo cozido + 1 fio de azeite de oliva extra virgem + orégano

♥ 1 colher de sopa de tofu + 1 fio de azeite de oliva extra virgem + tomate

♥ 1 colher de sopa de abacate amassado + 2 castanhas do Pará picadas

♥ Frango desfiado + cenoura + brócolis

♥ Ricota, ou Cottage LacFree, ou queijos branco + 1 colher se sobremesa de chia + rúcula

♥ 1 colher de sopa de carne moída magra + salsinha e cebolinha

tapioca 2

Achei alguns vídeos legais explicando o passo a passo de como fazer crepioca e uma tapioca mais saudável com ingredientes funcionais  😉  Lembrando que isso não quer dizer que ela não seja calórica. Consulte um nutricionista para saber quanto e como a tapioca cabe na sua dieta.

Leia também...

2 comentários

Avatar
Tais 17 de maio de 2017 - 00:00

Muito bom, adorei!

Responder
Avatar
Katia 26 de maio de 2017 - 08:43

Amei a dica de como preparar a tapioca.

Responder

Deixe um comentário