Suculentas, as plantas gordinhas

Hoje, o assunto escolhido é: Suculentas! Queridinhas que carregam uma legião de fãs e conhecidas como plantas gordinhas, são espécies de origem desértica que apresentam inúmeras cores, formatos diferentes e vantagens como:

  • Por possuir uma folha mais grossa e algumas das espécies conter um “pêlo” tipo uma cobertura, conseguem armazenar água com facilidade, o que exige pouca rega;
  • É um pouco exigente e necessitam de um ambiente que possam receber luz direta, ou seja, bem iluminado, apesar disso, precisam de poucas manutenções;
  • Podem ser cultivadas tanto em ambientes internos, como jardins e, são até uma linda opção de decorações (veja dicas AQUI)

Cuidados com as regas:

As suculentas não exigem regas constantes, mas isso pode depender da região em que você vive ou até mesmo do local do plantio, se há bastante umidade e iluminação.

É importante realizar a rega apenas no solo, pois assim o armazenamento será melhor e evite molhar as folhas, pois pode ocorrer o apodrecimento das mesmas.

Frequência das regas:

A frequência da rega pode variar de acordo com a estação, podendo ser no verão uma vez por semana e no inverno uma vez a cada quinze dias. Se perceber que as folhas estão murchas, aumente gradativamente as regas, caso as folhas estejam apodrecendo na parte da base, diminua as regas.

Plantio das suculentas:

A dica é plantar em um vaso com furos na parte de baixo com algumas pedrinhas, facilitando assim a drenagem de água, o substrato pode ter a composição de areia e terra adubada, na superfície pode ser colocado pedriscos (coloridos) e cascas de pínus.

Curiosidades:

  • As Suculentas são vistas como plantas guardiãs, por purificarem o ambiente.
  • As variedades coloridas, como as roxas, vermelhas e laranjadas são indicadas para locais mais abertos como jardins, para ambientes mais fechados dê preferência para as verdes.
  • As variedades Aloe Vera são tóxicas aos cães quando ingeridas, podendo causar depressão, diarreias, vômitos, falta de apetite. Então tome cuidado com seus bichinhos!

Variedades de Aloe Vera

Como escolher a sua suculenta:

Como já disse, existem inúmeras espécies de suculentas e elas são ótimas opções para dar aquele toque de delicadeza e harmonia no ambiente, procure uma loja especializada para obter maiores informações sobre a espécie que escolher, assim você também poderá entender melhor se ela irá se adequar e atender suas expectativas. Particularmente adoro as espécies abaixo, talvez, estas poderão ajudar na sua escolha!!

Minhas suculentas favoritas:

Orelha de Shrek Nome (Crassula ovata gollum)

Echevéria ou rosa de pedra (Echeveria elegans)

Aloe aristata

E vocês, gostam das gordinhas? Qual a sua favorita?

Beijo,

Julie Hellen.

Leia também...

Deixe um comentário