Sua tatuagem coça? Então esse post é pra você que passa por isso na cicatrização, que tem coceira meses depois ou ainda que a sente ficar em relevo. Hoje eu contei com uma ajuda mais que especial da também colunista aqui do site, a Dra. Ana Paula Juliani, especialista em Alergia e Imunologia Clínica. Não deixe de conferir a matéria na íntegra!
A tatuagem em contato com a pele
Antes de mais nada precisamos entender que, no momento em que nos tatuamos, além de machucarmos uma pele saudável ainda inserimos na mesma o pigmento, um corpo estranho do qual a pele não é preparada para receber. Contudo, nós, tatuadores, tentamos amenizar o impacto de N maneiras possíveis para que as reações adversas após a tatuagem feita sejam minimizadas.
Com isso, conseguimos entender melhor como o corpo reage à tatuagem. Após a ferida da tatuagem curar, passamos por etapas de cicatrização superficial e a profunda, e as reações podem passar a surgir já logo 24 horas após o procedimento.
Essa imagem mostra o momento da pigmentação, onde a tinta entra em contato com a pele, ocasionando na ferida que, após cicatrizada, se transforma na tatuagem.
Dessa coceira você não tem como fugir
Que atire a primeira pedra quem, depois de ter feito uma tatuagem, não tenha ficado com uma vontade lazarenta de coçar a pele já nos primeiros dias. O que você não sabia é que isso acontece por irritações locais imediatas, quando ocorre o que chamamos Dermatite de Contato Irritativa. No entanto, a sensibilização alérgica determina reações locais, sendo estas mais tardias, ocorrendo de 24 a 72 horas após o procedimento.
“A dermatite de contato é uma alergia secundária ao contato na pele de uma substância à qual a pessoa é sensibilizada. Trata-se de eczema ou “grosseirão”, limitado à área do contato na maioria das vezes. Sempre deve ser tratada por médico, quer seja este Alergista ou Dermatologista. Após a melhora plena da dermatite deverão ser feitos Testes de Contato (Patch Test) para se tentar identificar o agente causador e, então, orientar o que pode ou não ser utilizado em procedimentos futuros. ” diz a Dra. Ana.
Esse é o caso de uma tatuagem que sofreu reação com a pigmentação avermelhada. Exemplo retirado da internet.
Eu, por exemplo, já tive o caso de duas clientes dentre as mais de mil que já atendi nesses meus três anos de trajetória, onde a primeira delas teve uma alergia na tatuagem por completo e que, depois do tratamento, a arte cicatrizou perfeitamente e não houve a necessidade sequer do retoque. Já a segunda descobriu após ter se tatuado que a cor amarela trazia sensibilidade a ponto de precisar alterar a coloração, ou caso preferisse, até mesmo vir a remover a tatuagem.
Esses tipos de situações não são limitantes! Basta que se conheça o próprio corpo e que, numa próxima experiência, se evite usar das colorações / marcas de tinta usadas anteriormente.
Substâncias Contactantes
Substâncias como o Sulfato de Níquel e o Cloreto de Cobalto são encontrados em algumas tintas e, muitas vezes, causam alergia. Como consequência pode-se vir a ser necessário a remoção da tatuagem, tamanha seriedade da gravidade do problema.
Já notou-se, por exemplo, situações reais em que a substância marcou permanentemente a pele, como nas tatuagens de henna. A henna é um corante natural. Porém, quando adicionado de compostos químicos, como a parafenilenodiamina, pode causar reação alérgica e até hiperpigmentar a pele. Comenta a Dra. Ana que:
“Esse composto disparadamente é a substância mais alergizante e que causa suspeita médica de dermatite de contato após a realização da tatuagem, o qual compõe vários pigmentos inclusive de tatuagens convencionais,”
Exemplo de uma tatuagem de henna em que a tinta ocasionou uma reação alérgica. Exemplo retirado da internet.
E a quelóide, onde fica nessa história?
Aposto que você já sentiu a pele em alto-relevo em algum momento… Muito se ouve falar que essa elevação é a quelóide. E se eu te contar que é errada essa ideia de que a pele em relevo temporário é uma quelóide?! De acordo com a Dra. Ana,
“a quelóide é um processo inflamatório crônico. Portanto, quando você já carrega consigo problemas de quelóide, essa situação não se repete por um período temporário. A quelóide pode regredir parcialmente sim, mas será sempre existente. Existem pessoas com tendência para desenvolver quelóide.”
Quando a pele se eleva esporadicamente chamamos de Dermatite Irritativa.
Boatos que…

Desmistificando reações alimentares
Cuidados além da alimentação
Além da alimentação, cuide para que a tatuagem não tenha contato com piscinas por pelo menos um mês. Redobre a atenção com a hidratação, tanto líquida como em cremes hidratantes, e também com a exposição direta ao sol. Ande sempre com um bom protetor solar em mãos. (Leia mais ycoiado.ink)
Precauções
Ressalta a Dra. Ana que:
“Só se faz qualquer exame médico caso exista um problema, uma doença ou suspeita, feito então por indicação. Jamais se indica fazer um Teste de Contato prévio à tatuagem para checar se há ou não alergia.”
7 comentários
Fiz uma tatuagem grande, há dois anos. Ela ainda coça. Ficou em alto relevo. Estou preocupada. Sou extremamente alérgica à Henna.
Pamela, tudo bem? Mil desculpas pela demora com a resposta… A Yas não faz mais parte do nosso time de colunistas, mas você pode entrar em contato com ela através de seu instagram https://www.instagram.com/ycoiado.ink/ ou e-mail ycoiado@hotmail.com, tenho certeza de que ela responderá prontamente sua dúvida.
Super beijo, Time AE.
Obrigado tirou todas minhas dúvidas
Fiz a tatuagem aais de 5 anos e já tem as 3 Samanas ou mais que ela anda coçando, alguns rabisco fica grosso, a de vez em quando fica grossa o que será? Estou preocupada!
Valeria, tudo bem? A Yas não faz mais parte do nosso time de colunistas, mas você pode entrar em contato com ela através de seu instagram https://www.instagram.com/ycoiado.ink/ ou e-mail ycoiado@hotmail.com, tenho certeza de que ela responderá prontamente sua dúvida.
Super beijo, Time AE.
Fiz uma tatuagem pequena no dia 17 de dezembro, ela fica na região do pulso. A tatuagem em si não sinto vontade de coçar mais os braços e as pernas estão cocando bastante em alguns momentos. Isso pode ser alguma alergia?
Rafael, tudo bem? Desculpe a demora em responder… A Yas não faz mais parte do nosso time de colunistas, mas você pode entrar em contato com ela através de seu instagram https://www.instagram.com/ycoiado.ink/ ou e-mail ycoiado@hotmail.com, tenho certeza de que ela responderá prontamente sua dúvida.
Super beijo, Time AE.