Bom dia!! Boa tarde!! Boa noite!!! Meus amados e minhas amadas, hoje o papo é doce, é geladinho, é refrescante, uma excelente pedida para aqueles dias de muito calor. Quem aí não gosta de um SORVETE ou SORBET??? Numa casquinha ou num potinho, consistência macia, cremoso e aquela sensação de frescor, é capaz de seduzir qualquer pessoa, seja criança ou adulto, todos amam esses doces geladinhos. O sorvete poder ser apreciado em qualquer hora do dia ou da noite, durante o ano inteiro, principalmente em países de clima quente, como é o caso do Brasil.

Como sobremesa, ele pode ser apresentado em diversas formas. Pode ser como bolo, acompanhamento para frutas ou outros doces, como por exemplo o petit gateau ou o brownie,  ou simplesmente em bolas em uma taça com uma deliciosa calda.

Há quem pense que sorvete e sorbet são a mesma coisa, mas não são. O sorbet é preparado com suco de frutas, água e açúcar, enquanto no sorvete a água é substituída por creme de leite ou leite e, em algumas receitas, ainda leva ovo.

Os sorbets são uma ótima alternativa para quem quer algo mais leve e com menos gordura. Por outro lado, o sorvete não substitui o sorbet, que é mais refrescante e capaz de matar a sede devido a sua composição.

sobert

Em se tratando da história, não se sabe como o sorvete surgiu. Sabe-se que tudo começou do gelo, que era utilizado, principalmente pelos habitantes das montanhas, para a conservação dos alimentos. Diz a lenda que o primeiro sorvete de que se tem notícia foi feito com leite de cabra misturado à neve. No Egito, os faraós ofereciam aos hóspedes da nobreza cálices de prata contendo suco de frutas com neve. Os antigos romanos utilizavam o gelo e neve para resfriar os alimentos que vinham da Grécia e também para gelar bebidas. Na Idade Média, os sorvetes desapareceram devido às invasões e guerras, enquanto no Oriente, nascia o verdadeiro sorvete. Foram os árabes, no ano de 827, que levaram o sorvete de volta à Itália, depois de terem aprendido a receita com os chineses, que dominavam a técnica de produção do sorvete há anos, e foram, por consequência, os inventores da sorveteria: colocavam suco de frutas em um pote e faziam escorrer por fora uma solução de neve e salitre para abaixar a temperatura do suco. Os árabes faziam seus sorvetes colocando o pote com o suco dentro de outro pote cheio de gelo, método esse que perdurou por séculos, até a invenção do refrigerador.

Foram os sicilianos que transformaram em arte a produção de sorvetes. O sorvete chegou à França em meados do século XVI, com o casamento de Catarina de Médici com o herdeiro do trono francês, onde foi servido um sorbet feito com água açucarada e perfumada que encantou os convidados, assim o sorvete difundiu-se pela Europa. O sorvete chegou à América em meados do século XVII, através do imigrante italiano Giovanni Bosio, que abriu a primeira sorveteria em Nova Iorque.

Então pessoal, hoje teremos muitas receitinhas geladinhas. Foi difícil escolher qual apresentar a vocês, pois as opções eram muitas. Mas vamos lá. Tudo pronto para um final de semana refrescante??? Espero que gostem das delicinhas de hoje. Beijos beijos. TCHAUUUUU.

SORVETE DE MAÇÃ VERDE AO MANJERICÃO

Serve 4 pessoas

Ingredientes

  • 400 g de maçãs verdes
  • 100 ml de suco de maçã
  • 1 limão
  • 1 maço pequeno de manjericão
  • 2 colheres (sopa) de pistache sem casca
  • 125 g de açúcar refinado
  • 100 g de açúcar de confeiteiro
  • 150 g de creme de leite fresco
  • 50 g de ricota

Modo de preparo

  1. Descasque as maçãs e retire o talo central e as sementes. Pique-as e coloque-as na panela com o suco de maçã e deixe ferve em fogo baixo por 2 a 3 minutos. Apague o fogo e deixe esfriar.
  2. Higienize o manjericão e seque bem com um papel toalha. Destaque as folhas e reserve.
  3. Higienize o limão. Retire a casca do limão num ralador para tirar raspas bem pequenas (cuidado para não raspar a parte branca), esprema o limão e coe o suco.
  4. Bata as maçãs com o líquido do cozimento no liquidificador, junto com o suco do limão, as folhas de manjericão, 1 colher (sopa) de pistache e os açúcares até obter um purê liso e líquido. Acrescente aos poucos as cascas de limão, o creme de leite, a ricota e os pistaches restantes, picados fininhos.
  5. Coloque o composto numa tigela de aço inoxidável ou plástico e leve-a ao freezer por 4 horas, mexendo de vez em quando com uma espátula.

Sorvete maçã verde

 

SORBET DE LARANJA

Serve 4 pessoas

Ingredientes

  • 125 g de açúcar refinado
  • 1 clara
  • 3 laranjas
  • 125 ml de água

Modo de preparo

  1. Higienize e seque as laranjas. Retire a casca de 1 laranja, e corte em tiras bem fininhas e coloque-as numa panela com a água e o açúcar. Leve ao fogo e aqueça até levantar fervura, mexendo sempre. Apague o fogo e deixe as cascas em infusão com a panela tampada por 5 minutos. Espere esfriar, coe o liquido e descarte as cascas.
  2. Espremas e coe o suco das laranjas. Adicione-o a calda e misture bem. Bata a clara em neve e incorpore-a à calda, mexendo delicadamente, de baixo para cima, para as claras não murcharem.
  3. Coloque numa tigela de aço inoxidável ou plástico e leve-a ao freezer por 4 horas, mexendo de vez em quando com uma espátula para que o sorbet não fique muito congelado.

Sorbet de laranja

 

SEMIFREDO DE CHOCOLATE COM CREME DE AMENDOIM

Serve 6 pessoas

Ingredientes

  • 2 claras
  • 60 g de açúcar refinado
  • 300 g de creme de amendoim
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
  • 125 ml de leite de coco
  • 100 g de chocolate meio amargo

Modo de preparo

  1. Bata as claras em neve. Quando começarem a espumar, vá acrescentando o açúcar até obter picos firmes. Reserve.
  2. Numa outra tigela bata o creme de amendoim com o açúcar mascavo e o leite de coco.
  3. Vá incorporando as claras ao creme de amendoim bem delicadamente e por fim adicione o chocolate picado.
  4. Coloque numa fôrma/tigela e leve ao congelador por pelo menos 6 horas.

Dica: forre uma fôrma de bolo inglês com papel filme e despeje a massa. Depois de congelado, desenforme e divida em fatias.

semifredo de chocolate

SORVETÃO

Serve 10 pessoas

Ingredientes – calda de chocolate

  • 4 colheres (sopa) de achocolatado em pó
  • 9 colheres (sopa) de água

Ingredientes – sorvetão

  • 3 gemas
  • 3 claras
  • Uma pitada de sal
  • ½ colher (sopa) de amido de milho
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 medidas da lata de leite condensado de leite integral
  • 5 colheres (sopa) de açúcar refinado
  • 1 lata de creme de leite sem o soro

Modo de preparo – calda de chocolate

  1. Numa panela, junte o achocolatado em pó e a água. Leve ao fogo e assim que ferver, jogue a caldo no fundo de uma fôrma de pudim.

Modo de preparo – sorvetão

  1. Leve as gemas, o sal, o amido de milho, o leite condensado e o leite ao fogo. Deixe cozinhar por 15 minutos até engrossar levemente. A consistência ideal é um “mingau ralo”.
  2. Bata as claras em neve com o açúcar e em seguida acrescente o creme de leite.
  3. Acrescente a mistura das claras ao creme de leite condensado, depois coloque na forma.
  4. Leve ao congelador por no mínimo 4 horas. Quando quiser servir, aqueça a forma na boca do fogão para ajudar a desenformar.

Sorvetão

Leia também...

Deixe um comentário