Geralmente a questão sobrado ou casa térrea já chega pra nós prédefinida. A grande maioria das pessoas já tem em mente uma visão muito particular do que desejam. E estamos aqui para ajudar as pessoas a construir – literalmente – seus sonhos. Obviamente existem restrições, muitas vezes físicas que tornam impossível por exemplo, uma casa muito extensa ser térrea se temos um terreno muito pequeno. Nesse post AQUI, falamos sobre escolhas de terrenos, se quiser saber mais.

Foto de cottonbro no Pexels

A luta entre sobrado e casa térrea é muito particular de cada morador. Mas gostaria de pontuar alguns fatos, como por exemplo: A gente não vai rejuvenescer ao passar dos anos, então se você está construindo uma casa aos 20 ou 30, tudo bem um casa com desníveis, escadas e tudo mais porém, se você já está – como eu beliscando os 40, talvez fosse melhor pensar que tudo bem viver em um sobrado, mas incluir uma suíte no pavimento térreo. Ou talvez deixar a previsão para o uso de um elevador – que acreditem – anda muito mais comum do que se imagina.

Foto de PixaSquare no Pexels

Um sobrado tem a vantagem da vista mais alta, da setorização de íntimo poder ser muito bem separada de social e serviços, de podem otimizar a área de lazer (leia-se quintal). Mas há o outro lado da moeda, como necessidade de uma estrutura mais reforçaca, uso de lajes, e o tempo de construção que aumenta devido ao desenvolvimento e cura de estruturas, dependendo da forma construtiva empregada.

Foto de PixaBay no Pexels

A casa térrea tem a vantagem de ser mais acessível a pessoas com limitações de mobilidade ou com idade mais avançada, costuma ter o tempo de construção menor em relação ao sobrado (mesmo que tenham a mesma metragem) como desvantagem existe a necessidade de uma parcela de terra maior. E quanto maior a cidade, menores os terrenos. Por exemplo aqui em Foz a média de tamanho é 12m de frente e 25 de fundo. o que permite uma construção tranquila de uma casa térrea de 150m2 em quase todos os bairros. Mas novamente avisando: é bom conhecer o plano diretor e as possibilidades de construção antes de adquirir o imóvel, para não acabar sendo obrigado a fazer um sobrado para poder suprir todos os desejos da família.

 

 

Leia também...

Deixe um comentário