Sinusite. Como prevenir?

Sinusite. Como prevenir?

Sabe aquele resfriado que parece que nunca melhora? Pode ser Sinusite.

A Inflamação dos seios da face geralmente acontece após um quadro de resfriado ou alergia. O inchaço da mucosa que os revestem bloqueiam a drenagem do muco que é ali produzido.

O muco é responsável por realizar a “limpeza” do nariz, evitando que os microrganismos causem doença. No entanto, quando a secreção se acumula, torna-se um meio de cultura para a proliferação das bactérias.

Os principais sintomas da sinusite são a congestão nasal, produção de secreção espessa e amarelo-esverdeada, dor ou pressão na face. Também podem acontecer perda de olfato, tosse, febre e pressão nos ouvidos.

Uma das formas mais efetivas para prevenir e tratar a sinusite é a Lavagem Nasal com soro fisiológico.

Esse procedimento auxilia na limpeza do excesso de muco e hidrata a mucosa do nariz. Pode ser realizada aplicando-se o soro com o auxílio de uma seringa ou de dispositivos de jato contínuo, facilmente encontrados nas farmácias.

Outras maneiras de reduzir as chances de desenvolver sinusite e aliviar os primeiros sintomas são:

  • Beber bastante água
  • Evitar ambientes com baixa umidade do ar
  • Assoar o nariz com cuidado, evitando o excesso de força
  • Atenção com o uso de descongestionantes – esse medicamento pode ajudar a aliviar os sintomas porque funcionam rapidamente, mas o uso por mais de dois a três dias pode causar dependência

O tratamento com antibióticos nem sempre é necessário. Mas quando devo procurar o médico?

  • Duração prolongada – se mesmo realizando todos os cuidados acima citados por mais de 10 dias e os sintomas não melhoraram;
  • Sintomas severos – dor intensa acompanhada de febre;
  • Sintomas pioram – quando sintomas típicos do resfriado parecem melhorar e dias depois reaparecem a dor, congestão nasal ou febre.

Um grande abraço e se cuidem!!

Até a próxima.

Leia também...

Deixe um comentário