Segredos para conservar suas roupas!

No nosso último post falamos sobre tecidos, sua composição e o que devemos ou não fazer com nossas roupas. Entretanto, os símbolos em nossas etiquetas são diversos e às vezes não nos atentamos a tantas informações. Saiba que você terá uma peça bem conservada se você respeitar o que a etiqueta manda.

Segue abaixo uma listinha dos símbolos mais comuns e aconselho você imprimir esta lista e grudar em sua lavanderia. Caso não seja você que lava suas roupas, instrua sua colaboradora com estas informações. Valorize sua roupa dando a ela o seu devido respeito…

01

02

Outras dicas legais:

»» Quando mudar a estação não se esqueça de primeiro de tudo mantê-las limpas no guarda roupa…SEMPRE, depois você pode armazená-las em sacos de TNT pois eles deixam sua roupa respirar. Quando uma peça vem da lavanderia profissional NUNCA as guarde dentro daqueles sacos plásticos, eles servem apenas para o transporte de lavanderia para sua casa.

»» Quando você encontrar uma roupa amarelada em seu guarda roupa você pode fazer uma tentativa em deixá-la de molho por 15 minutos numa solução de 1 litro de água com uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio. O bicarbonato você encontra mais barato em lojas especializadas em produtos de limpeza pois ele vendem a granel. Aliás você poderá em toda maquinada que você fizer com roupas brancas colocar de 1 a 2 colheres do bicarbonato desde o início da lavagem junto com o sabão em pó.

»» Muito cuidado com o excesso de sabão de pó em sua máquina, além de estragar a própria máquina você pode danificar  e até manchar suas roupas devidos aos resíduos que grudaram no tecido. Sempre leia as instruções de sua máquina, o fabricante não criou aquele medidor a toa.

»» Nem todos os tecidos são resistentes a água quente. Em geral lave suas roupas com água fria e/ou respeite as informações na etiqueta da roupa.

»» As máquinas de lavar roupas devem ser mantidas limpas a cada seis vezes. Em geral você encontrará essas informações em seu manual de instrução. Todavia, você limpado o filtro e deixando sua máquina fazer uma lavagem apenas com água e água sanitária já ajudará bastante. Depois desta lavagem repita a operação com um copo de vinagre de vinho branco para não correr o risco de manchar as roupas da próxima lavagem.

»» Obedeça a ordem de separação de roupas:

  • brancas
  • claras (beges, amarelinhas, rosinhas, etc)
  • coloridas (cores intensas)
  • pretas ou escuras.
  • Jeans ( são peças pesadas e podem danificar os tecidos de outras roupas)

E suas subdivisões:

  • Íntimas
  • Meias
  • Delicadas e suaves
  • Uso doméstico separadas das de uso pessoal (exemplo toalha de banho com pano de prato).
  • Uso doméstico: separar os panos de limpeza geral dos panos da cozinha.
  • Lavagem manual
  • Lavanderia profissional
  • Entre outras.

»» Devido aos nossos espaços de guarda roupa podem usar as embalagens a vácuo. Porém, cuidado com o tipo de fibra da sua peça, pois algumas podem estragar. Em geral você poderá embalar peças de algodão, linho, lã e tecido acrílico. Cuidado com seda, viscose, acetato e alguns poliéster. Edredons alguns podem não voltar a ficar “fofinhos’devido a fibra do seu enchimento.

»» Antes de iniciar qualquer processo de lavagem sempre verifique o grau de sujeira de uma roupa para outra. Faça uma pré lavagem a mão na peça de maior grau de sujeira para ela não se espalhar para as outras peças.

 Agora arregace as mangas e mãos a obra. No começo parece muita informação, mas aos poucos tudo vai parecer óbvio e você se tornará quase um profissional da área.

Até a próxima!

Leia também...

Deixe um comentário