Vinagre branco: O produto mais versátil e econômico que uma dona de casa pode ter à mão.

Além de evitar o uso de produtos químicos é extremamente útil na limpeza de casa, elimina mofo, odores e bactérias. Veja dicas super úteis para esse queridinho das donas de casa:

Micro-ondas: Para eliminar qualquer odor desagradável, misture 1/2 xícara de vinagre branco com 1/2 xícara de água em um recipiente próprio para micro-ondas e leve essa mistura para ferver dentro do próprio eletrodoméstico.

vinagre2

Geladeira: Para deixar as prateleiras e paredes da geladeira limpinhas, faça uma solução  1/2  a 1/2 de água e vinagre branco e aplique comum pano macio.

Máquina de lavar louça: Para remover o acúmulo de sabão e odores da Máquina de lavar louça, derrame um copo de vinagre branco no interior da máquina vazia e coloque para funcionar o ciclo completo.

amq

Máquina de lavar roupas: Para higienizar a máquina de lavar roupa, programe um ciclo completo com a água no nível máximo e acrescente 200 ml de vinagre branco.

Recipientes de plástico: Para eliminar o odor de recipientes plásticos basta mergulhá-los em água morna com vinagre e deixar por cerca de 15 minutos, depois enxaguar com água.

vinagre3

Superfícies na cozinha. Borrife vinagre não diluído sobre a superfície de eletrodomésticos e balcões na sua cozinha e, em seguida, limpe usando papel toalha ou um pano limpo e macio

Pia e acessórios cromados: faça uma pasta com 2 colheres de sopa de sal e 1 colher de chá de vinagre branco.

Copos de vidro: Para deixá-los brilhantes, coloque-os de molho em uma bacia com água e gotas de vinagre branco. Depois lave com detergente e deixe secar.

Janelas: Borrife uma janela de vidro com uma solução que contenha a mesma quantidade de água e vinagre e, em seguida, limpe com um pano macio.

 pisos

Pisos. Para limpar pisos (que não levam cera), misture uma xícara de vinagre para cada 3,5 litros de água e use a mistura para limpar e lustrar os pisos.

Alimento grudado na panela: Misture um pouco de água com 4 ou 5 colheres (sopa) de vinagre branco. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave normalmente

Armários: Uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro dentro do móvel vazio por uma noite. É o suficiente para eliminar o odor de mofo em armários.

Couro: Use um pano limpo embebido em um copo de água morna com uma colher de sopa de vinagre para retirar a mancha recente de mofo do couro

borrifar na cortna

Tapetes e cortinas: A mistura de água morna e vinagre também ajuda a suavizar o mau cheiro em carpetes, tapetes e cortinas. Para cada litro de água, coloque três colheres de sopa de vinagre. Aplique com esponja ou pano de limpeza, esfregando suavemente e nas cortinas, pulverize e deixe secar normalmente.

toalhas

Toalhas: Para tirar os resíduos de sabão, que torna toalhas antigas mais ásperas, use 1 copo de vinagre branco a cada 3 lavagens na máquina. O odor some após a lavagem e a peça voltará a ser macia

Roupas Brancas: Para desencardir peças brancas deixe-as de molho por uma hora em um balde com cinco litros de água e um copo de vinagre. Em seguida, lave normalmente com sabão em pó de qualidade.

Ou ainda: faça uma pasta com vinagre branco e bicarbonato de sódio e aplique na peça. Esfregue levemente e deixe agir por uma hora antes de colocá-la na máquina de lavar.

Amaciante de roupas: Acabou seu amaciante? Use vinagre. O vinagre de vinho branco é um poderoso liado na hora de lavar roupas. Além de remover odores, serve como amaciante.

kit limpeza

Paredes riscadas: Uma solução de vinagre e água morna, em partes iguais, pode ser aplicada para limpar riscos de lápis e marcas nas paredes

Retire o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação com uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Se o odor persistir, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente

Colchão: Na hora de limpar colchões, use uma mistura de água e vinagre na proporção de 50% cada. Molhe a esponja na solução e esfregue a superfície, sem deixar o tecido encharcado.

vinagre1

Grelha de churrasco: pulverize uma solução feita de metade água e metade vinagre branco sobre a superfície de cozimento

Formigas: Evite uma invasão de formigas no interior da sua casa pulverizando vinagre ao longo de bancadas, peitoris e outras entradas que as formigas podem usar para acessar o interior da casa.

Dica extra: Acreditem se quiser, mas é também um excelente tempero para saladas..hahaha

Beijinhos.

@jannacamposp

Leia também...

Deixe um comentário