Samambaias. Dicas e cuidados…

As samambaias voltaram com força enchendo o ambiente de vida com seu verde incrível e trazendo a natureza para os espaços, além disso, acredita-se ser uma planta que purifica o ar absorvendo as energias negativas. Considerada uma das plantas mais antigas, a samambaia é típica de regiões tropicais, ou seja, ela prefere lugares úmidos e quentes e, claro, uma boa sombra.

Vamos ver algumas dicas para manter a sua Samambaia

Ambiente

São plantas que não gostam de luz solar direta, preferem um ambiente bem iluminado na meia sombra ou na sombra.

É preciso apostar em um local com estas condições para cultivá-las, seja dentro de casa, em um apartamento ou jardim. Mas cuidado com locais onde há bastante vento, isso pode acabar danificando a planta, pois pode acabar secando as folhas e elas caírem.

Vaso

O vaso é uma importante escolha, é preciso que haja retenção de umidade, sendo o que a planta mais precisa.

Os vasos mais utilizados para samambaias são de jardineiras suspensas, sendo também as opções vasos de plásticos e o de coxim, qual é um vaso de fibra de coco.

Antes de tudo preste a atenção na sua escolha para que o vaso não acumule água, pois pode atrair lesmas e caramujos, prejudicando a planta.

Poda

As samambaias precisam de podas, se apresentarem galhos secos ou mortos pode ser realizada a retirada dos mesmos. Em caso de doenças realize uma poda completa.

Observe também se ela esta sendo atacada por predadores (sendo lesmas ou outros pequenos animais), assim é importante realizar a poda preservando sua raiz e garantindo que ela cresça com saúde.

Rega

Quando estão totalmente protegidas do sol são necessárias duas regas semanais diretamente no solo.

Quando dias quentes a rega pode ser feita com frequência, e você pode também borrifar água diretamente nas folhas, mas cuidado para não encharcá-la.

Decoração com as samambaias…

Uma dica legal de decoração é colocá-la no banheiro, pois é um local que apresenta bastante umidade e deixando ainda mais charmoso!

Outro espaço em que você pode colocar sua samambaia é em um jardim vertical, ela se destaca muito entre tantos outros verdes

Leia também...

Deixe um comentário