Sai Mancha – parte 2

Sai, mancha!
Você está montando uma produção para uma reunião de negócios, um jantar com amigos e, ops, a roupa escolhida está manchada.

Calma, tem jeito! Aqui tem uma série de dicas práticas que poderão salvar sua produção. Confira:

Mofo e bolor:

As peças compostas por fibras sintéticas raramente apresentarão esse tipo de problema, pois elas não são fontes de alimento para os fungos. No entanto, demais tecidos são altamente suscetíveis.

Se a peça escolhida for justamente a que foi “atacado” pelo mofo, o ideal é tentar retirar os fungos com pano ou algodão embebido em sabão de pH neutro, ou aplicar vinagre branco e suco de limão para neutralizá-los. Deixe a peça ao sol por algumas horas e lave-a separadamente do resto das roupas.

Lembra dos outros usos do vinagre? Reveja clicando aqui ⇒ ‪http://wp.me/p6Liux-2vV

Mancha de guardado:

Para clarear tecidos brancos de algodão ou linho, que, ficaram “amarelados”, ferva-os por meia hora com uma colher se sopa de sal e uma de bicarbonato de sódio e depois, enxague abundantemente.

E se for Lycra? Fácil, basta lavar a peça com sabão líquido e, na última enxaguada, misture em um balde cheio de água uma colher de chá de fermento em pó, dê apenas uma espremida e deixar secar à sombra.

Ferrugem:

A maneira mais comum de eliminar manchas de ferrugem é colocar suco de limão com sal sobre a área manchada e levar ao sol, repetindo até a mancha desaparecer.

Mas e se não tiver sol?

Aí você pode tentar, ainda, colocar algumas rodelas de limão sobre a área afetada e, em seguida, passar a roupa com um ferro bem quente.

Tinta de Caneta:

Ai, a famigerada tinta de caneta. Surge onde menos esperamos, “puff” surge um rico aqui, outro acolá..

Mas tem jeito. Basta aplicar vinagre branco de álcool em uma esponja – ou cotonete – e esfregar com cuidado até sair.

Pronto, você está pronto para o jantar. Tudo está correndo às mil maravilhas, mas durante o jantar, o talher caiu na roupa, a taça de vinho caiu… o que fazer???

Gordura:

Para tirar manchas de gordura da roupa é bem simples: basta aplicar talco ou amido no tecido para que haja a absorção do óleo. Depois, retire o excesso do talco e aplique detergente líquido diretamente sobre a mancha e dê uma esfregadinha, depois lave a peça normalmente.

VINHO:

Não há no mundo quem nunca tenha desperdiçado um pouco de vinho em uma linda roupa. Rapidamente, coloque sobre a mancha, sal, farinha de mandioca ou polvilho para absorver o líquido. Depois, lave com água e sabão.

Vinagre branco dissolvido em água também é muito eficaz.

Molhos:

Com uma mistura rápida de água morna com detergente, na proporção 3 para 1, você conseguirá resultados fantásticos. Mas se a mancha for de molhos do tipo ketchup ou mostarda, você pode combinar detergente com vinagre branco e esfregar até que ela suma.

Para manchas de molho de tomate primeiro, tente detergente com água quente. Se não der certo, umedeça um pano em uma mistura de suco de limão e álcool e esfregue sobre a mancha. Depois, passe sabão e deixe a peça de molho com sabão de coco antes de enxaguar.

Café ou chá:

Passe um cubinho de gelo sobre a mancha e lave em seguida. Para manchas antigas, um pouco de glicerina líquida na parte afetada funciona. Água oxigenada 20 volumes também é um bom removedor desse tipo de mancha.

Testou algum? Me conta!
Beijos de luz

Leia também...

Deixe um comentário