Quarentena X Cabelos: como cuidar dos fios em casa?

Olá mus amoreeeees!

Turupon? Como é que tá encarar mais uma semana nesta quarentena? Confesso que do lado de cá, não tá assim, as mil maravilhas, mas, devagar e sempre, com muita meditação e respiração, estamos vencendo.

Já que tudo tem se baseado em isolamento social, vamos sim, cuidar uns dos outros, e porque não, aproveitar este momento para cuidar um pouquinho de nós também?

Para quem me conhece, sabe que eu sou a doida do cabelo compriiiiiiiiiiido! Hahahahaha

Foto: Juliana Rodrigues

Cuido das minhas madeixas com muito amor e para ter um cabelo tão longo, é preciso ter muita paciência.

Quanta atenção você está dando ao seu cabelo?

Hoje quero deixar algumas dicas do que tenho feito e tem funcionado!

Cuidados para lavar o cabelo

Raramente lavo meu cabelo com água muito quente, quando o faço, percebo que as vezes, tenho que lidar com a escamação do couro cabeludo, e confesso que odeio usar  produtos anti-caspas, pois tendem a ressecar muuuuito meu cabelo, que por si só, já me exige ainda mais hidratação.

Como de costume, utilizo shampoos mais hidratantes (são mais esbranquiçados e acompanhados de partículas de brilho), algumas vezes no mês, utilizo aqueles que são completamente transparentes, limpam super os fios, mas se usado em excesso, no meu caso, preciso complementar com o dobro de hidratação, pois eles agem diretamente na cerda, e tem uma ação bem mais eficaz para eliminar a sujeira. Eu uso muito quando vou para praia ou piscina.

Outra coisa que não posso fazer: lavar os cabelos todos os dias! Meu cabelo não é nem um pouco oleoso, para se ter uma ideia, eu uso óleo de argan, todos os dias, nas pontinhas do cabelo. Fora minha rotina para hidratar.

O correto é analisar como seu cabelo produz oleosidade, o ideal é lavar o cabelo um dia sim e outro não, afinal a oleosidade natural também faz muito bem para os fios, pode acreditar!

Depois de enxaguar muito bem o shampoo, tiro todo o excesso de água e aplico meu condicionador. Intercalo uma lavagem que uso condicionador e na outra, uma máscara power (algumas máscaras são indicadas só de 15 em 15 dias). Espero o tempo descrito no rótulo e enxáguo com água morna. O último enxágue sempre faço com água fria… Tudo bem que fazer isso em Curitiba, não é nada fácil hahahahaha Dá um friiiiiii, mas dá muito brilho no cabelo e ajuda a fechar as cutículas dos fios  😉

Foto: @alandiascomercial

Secar os cabelos

Agora é a hora pra te falar, nunca, nem que a vaca tussa, em hipótese alguma, esfregue a toalha nos seus cabelos recém saídos do banho, isso só vai quebrar seu cabelo e deixá-lo estático. Tire o excesso de água com delicadeza, apertando a toalha nos fios.

Antes de colocar o secador pra jogo, invista em um bom protetor térmico.  Eu sempre aplico da metade para as pontas. Depois disso, seco bem meu cabelo, uns 10cm, de distância do couro cabeludo e as vezes, utilizo a chapinha ou babyliss.

Para finalizar, aplico um pouco de óleo (eu amo esse aqui) nas pontas, fica super cheiroso e ajuda muito, para que minhas pontinhas não fiquem esturricadas, depois da chapinha hahahaha.

Hidratação que mamãe fazia

Eu cresci com minha mãe inventando hidratações caseiras, afinal a grana era muito curta e há algum tempo atrás, não haviam tantas opções, como agora (nossa, que véia, ela hahahaha).

Pois então, aqui vai uma receitinha que faço até hoje e juro, meu cabelo é bem forte (obrigada mamãezinha!)

Foto: Ecycle

Tudo que você precisará:
  • 1 folha de babosa
  • 2 colheres de água

Descasque a folha da babosa, retire toda a parte verde, o restante, bata no liquidificador com a água. Pronto!

Aplique da raiz as pontas, deixe agir por 20 minutos (gosto de prender tudo e colocar uma toca plástica).

Lave como de costume e depois me conta.

Outra coisa que me ajuda muito atualmente, são essas âmpolas de tratamento (aqui) (aqui) e (aqui). Sério, essas ampolas são maravis demaaaaaais.

 Protetor solar para as madeixas

Você sabia que sua cabeleira também precisa de protetor solar? Não sei vocês, mas minha quarentena tá rendendo muita vitamina D (e olha que sol em Curi, é artigo de luxo). Graças ao Pai do Céu, estamos com dia lindo atrás de dia lindo. E mesmo não curtindo muito, tenho passado um tempinho exposta ao astro rei.

Não fico sem protetor solar no rosto, pescoço, mãos e cabelo. Lógico que para os fios, coloco um próprio para esta área.

Foto: Coisas de Diva

Uso o protetor, prefiro os mais acquosos e que são absorvidos mais rápidos, penteio como de costume – com muita calma e carinho 😎

Claro que cada cabelo, é um cabelo. Cada ser humano é único. Nos alimentamos e nos hidratamos de formas diferentes e isso também reflete em cada um, de dentro pra fora.

Foto: Pinterest

A genética é outro fator que conta demais. Mas não custa nada dividir o que tá funcionando, não é mesmo?

Espero que gostem e que ajude!

Um beijo cheinho de amor e até o próximo post,

Juju

Leia também...

Deixe um comentário