A pergunta que não quer calar entre os fanáticos por viagens é: “Quando poderemos viajar novamente para a Europa?”. Acho que se alguém tivesse essa resposta, estaria milionário vendendo passagens, rsrs… Mesmo não tendo a resposta, resolvi escrever esse post para tentar dar um norte a quem está ansiosamente esperando o dia de embarcar numa Eurotrip.
Desde o início da pandemia de COVID-19, em março de 2020, as fronteiras de vários países, incluindo toda a União Europeia, foram fechadas para turismo e viagens não essenciais. De lá pra cá a UE teve alguns momentos de “flexibilização das restrições”, o que possibilitou aos europeus viajar para destinos de praia como Espanha, Croácia, Grécia, entre outros.
Porém, com o aumento de casos da doença após o fim do verão europeu de 2020, quase todos os países precisaram impor regras ainda mais severas do que antes para conter a disseminação do vírus. Países como o Brasil, onde há diversas contaminações com as variantes do COVID-19, possuem ainda mais restrições no quesito viagens. Resumindo a história, a possibilidade de viajar pra lá ficou ainda menor.
Quando as fronteiras reabrirão?
Não há uma data ou previsão oficial de quando as fronteiras vão reabrir para turismo. O cenário mais provável é de que as coisas comecem a normalizar quando a maioria da população adulta (pelo menos 70%) estiver vacinada por aqui. O que, pelo andar da carruagem, vai ocorrer mais para o fim do ano.
Quem está autorizado a entrar na UE?
Atualmente, apenas brasileiros com passaporte europeu, residência na Europa ou com parentesco de primeiro grau com cidadãos do continente estão autorizados a entrar e permanecer nos países da UE.
Observe que mesmo que você possua passaporte europeu, vai ser praticamente impossível fazer turismo por aqui. Isso por que a maioria dos hotéis está proibido de receber turistas (somente viagens a negócios) e os pontos turísticos estão fechados.
Devo remarcar a minha viagem programada para 2021?
Se você ainda não comprou passagem, então a melhor ideia é programar a viagem somente para o ano que vem. Fique atento às atualizações da União Europeia e aproveite esse período para guardar mais uma graninha (já viu o valor do Euro hoje?). Caso você queira aproveitar uma promoção que viu por aí em sites de viagens, atente-se para as letras minúsculas que ninguém lê. Só compre se puder remarcar a passagem sem custos adicionais.
Agora, se você já tem passagem comprada, vale a pena aguardar os próximos capítulos dessa novela, mas já se prepare para a viagem ser adiada ou cancelada. O ideal é esperar que a cia aérea cancele ou remarque o voo. Assim você não sofre danos financeiros ao tentar remarcar por vontade própria.
Como me mantenho informado?
Em junho de 2020 a União Europeia criou a plataforma Reopen.eu com o objetivo de ajudar a relançar as viagens e o turismo seguros na UE. Nesse site você se mantém informado sobre a situação de cada país pertencente ao bloco europeu e também Liechtenstein, Islândia, Noruega e Suíça. As informações sobre medidas nacionais no quesito segurança e viagens, requisitos de quarentena, entre outros, são atualizadas diariamente.
Além disso, você pode consultar também a página sobre viagens e Covid no site da IATA, que também é super atualizado. Nessa página você consegue consultar as restrições de viagem para todos os países do mundo.
Espero que esse post possa te ajudar a controlar a ansiedade para viajar. Enquanto tudo não volta ao normal, leia os demais posts sobre viagens aqui no nosso site e vá se preparando…