Quando consultar um dermatologista e dicas para consulta.

Ao contrário do que muitos pensam, o médico dermatologista, não cuida apenas de questões estéticas. Ele é o profissional responsável pela saúde de toda superfície da pele,  pelos, cabelos,  unhas e membranas mucosas (epitélio que reveste boca, nariz genitais)… E dá para imaginar a infinidade de alterações que esse complexo sistema sofre? Bom, só aí já temos um motivo (um não, milhares) para agendar sua visita ao dermato: qualquer alteração notada  na pele, pelos, cabelos, unhas e membranas mucosas.

Então vamos para a primeira dica na hora de marcar esta consulta: procurar o profissional correto!

Para ter certeza que o médico especialista que você vai consultar passou por todos os requisitos necessários para se intitular como tal, ele deve portar o registro de especialista (RQE), no caso registro na especialidade de Dermatologia, junto a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

Pronto, achou o profissional correto, agora é marcar a consulta… mas, nem sempre conseguimos esse horário para tão breve … Aí entra outra dica que ajuda muito!! Fotografe!! Hoje com os smartphones ficou fácil registrar a evolução das lesões, e em muitos casos como doenças de pele são muito dinâmicas, ou muitas vezes muito fugazes, a foto ajuda muito durante a investigação e no seguimento .

Agora, mais que uma dica, um conselho: não use pomadas, loções ou outros medicamentos sem a orientação médica, pois além de mudar as características da doença inicial , o paciente corre risco de efeitos indesejáveis como reações alérgicas resistência bacteriana e outras complicações … Caso não tenha seguido este conselho ou já tenha passado anteriormente por outro médico que tenha iniciado outro tratamento, traga um lista ou a receita de tudo o que já usou, pois também vai ser útil para o raciocínio clínico e tratamento subsequente.

Na tabela coloquei uma serie de diquinhas práticas para ajudar na hora da consulta dermatológica.

Uma coisa muito importante, quer seja consulta por doenças, outras alterações ou para tratamentos cosméticos são os retornos: muito raramente a consulta vai se resumir a uma visita apenas!! Na grande maioria dos casos em tratando-se de doenças o retorno é necessário para ver resultados e sanar duvidas, outras vezes para ajuste de terapia ou até mudança do plano de tratamento.. nos tratamentos estéticos sempre um seguimento e planejamento será necessário. Então,  não adianta ir uma vez a um dermato e logo na seqüência visitar outro profissional se não houver mudanças no início do tratamento,  pois essa reavaliação faz parte da conduta médica, por isso existe o retorno. Claro que uma segunda opinião em casos mais difíceis sempre é válida, mas geralmente ela será bem vinda depois de um tratamento inicial.

Outra ocasião que a consulta com o dermato é necessária: para um check up dermatológico!  Não existe uma idade determinada para a consulta com o dermatologista (importante saber que atendemos desde bebês a idosos), mas, pensando em prevenção e detecção precoce de câncer de pele , os idosos, principalmente os que tiveram exposição importante ao sol durante a vida, devem passar em uma avaliação periódica em busca de lesões suspeitas. Também os jovens (ou qualquer idade) com histórico de melanoma na família, e pessoas que possuem múltiplos nevos (pintas) no corpo.

Quanto aos cuidados preventivos, cuidados diários com a pele esses quanto mais cedo iniciados melhor.. as necessidades da pele mudam com a faixa etária, e um seguimento periódico vai contemplar os ajustes necessários a cada fase.

E os tão comentados e em voga  hoje em dia: os tratamentos estéticos?? É essencial passar por uma consulta para que o médico avalie os procedimentos mais indicados para cada caso. E quando fazer essa avaliação? Bem, uma boa idade para os tratamentos preventivos é um pouco antes dos 30 anos pois geralmente é nesta fase que os primeiros sinais de perda de colágeno e sustentação começam a aparecer, e é a hora ideal para os procedimentos de prejuvenetion (a prevenção com rejuvenescimento). Passou desta idade?? Que tal então achar um dermato para chamar de seu???

Brincadeiras a parte, finalizo reforçando algo muito importante sempre: seja na saúde, seja na estética: prevenção!! É através da consulta, da conversa com seu médico que uma rotina de cuidados e de atenção aos sinais da sua pele vai ser iniciada..então não negligencie esse sistema tão importante para sua vida!!!

Leia também...

1 comentário

Avatar
Regina 27 de abril de 2019 - 23:58

Ótimas dicas !!!!!

Responder

Deixe um comentário