Existe uma doença chamada endometriose, que acomete muitas mulheres. Até a mulher descobrir que tem este diagnóstico, muitas vezes passou por inúmeros profissionais, com múltiplos tratamentos sem sucesso.
Um dos principais sintomas é dor, E NÃO É NORMAL ter a dor! Quantas vezes você já ouviu alguém falar: “dor é normal”?
Infelizmente, esse pensamento ainda é muito comum. É importante esclarecer que tratar a dor não é tomar qualquer remédio, mas entender como a endometriose causa essa dor. Assim, é possível utilizar os remédios de maneira mais efetiva, reduzindo efeitos colaterais e garantindo seus benefícios por mais tempo. E como fazer isso? Com a ajuda de um especialista, que irá diagnosticar a doença e apontar o melhor tratamento.
Alguns tratamentos que podem ser eficazes:
- anti-inflamatórios: aliviam a cólica e a dor, através da diminuição da inflamação;
- antidepressivos: inibição de transmissores de dor;
- analgésicos: bloqueiam receptores de dor;
- relaxantes musculares: agem diretamente no cérebro e nervos, diminuindo os estímulos que levam à contratura muscular.
A endometriose é capaz de atingir diferentes órgãos do corpo, fazendo com que os sintomas de dor se manifestem de diferentes maneiras. Cabe ressaltar que cólicas intensas não são o único sintoma relacionado a dor para pacientes com a doença:
- cólica menstrual
- dor na relação sexual
- dor na lombar, para urinar ou para evacuar
Então, se você tem dor no período menstrual (ou fora dele), intensa, associada a algum outro sintoma que eu contei acima, vale a pena consultar com seu ginecologista para uma avaliação!