Protocolo Detox para Limpeza de Vesícula e Fígado

Está circulando na internet um protocolo de dieta que promete fazer uma “limpeza” no seu organismo, o famoso detox! Mas dessa vez ele aconteceria especificamente na vesícula e no fígado. A prova de sua “eficácia” seriam as pedras expelidas durante a evacuação.

A verdade é que essas pedras nada mais são do que a combinação de alguns dos ingredientes usados nesse protocolo e não as indesejadas “impurezas” do fígado ou pedras da vesícula.

Essa tal limpeza já enganou muita gente, inclusive profissionais da saúde que a indicavam e postavam sobre os resultados.

Isso, é claro, deixou cientistas intrigados e em 2005 saiu um artigo científico no conceituado periódico The Lancet onde as pedrinhas expelidas foram estudadas e foi comprovado que o protocolo não funciona.

Se quiser dar uma olhada no artigo é só clicar AQUI.

Eu sei que hoje dia existe MUITAS informações conflitantes na internet. Por isso fique atento e sempre desconfie das dietas e curas milagrosas. Fui dar uma olhada em alguns sites que descrevem esse “detox” e além de palavras e explicações complicadas para parecer algo mais científico e confiável, também haviam passos sem sentidos a serem seguidos, como:

  • Tomar o líquido em pé, deitar imediatamente depois porque isso fará mais pedras serem eliminadas.  WHAT?
  • Pensar sobre o que está acontecendo na sua vesícula enquanto a mistura age (???)

Questionem quando se depararem com esse tipo de informação desconexa.

Sei que quem compartilha esse tipo de conteúdo tem a intenção de ajudar, mas quem realmente tem cálculo biliar pode ser muito prejudicado. Seguir esse protocolo ao invés do tratamento adequado pode levar a infecções ou a pancreatite.

Tirem dúvidas com especialistas no assunto.

Quem quiser mais informações sobre quem inventou essa “limpeza”, como funciona a vesícula, fígado, etc., leia o post super completo que saiu no site da Saúde Abril.

Beijos da Nutri 🙂

Leia também...

Deixe um comentário