Proteína, o que é para que serve esse nutriente?

Muito se fala em Whey Protein e suplementação de proteína, mas você sabe para que serve e porque esse nutriente é importante para o seu organismo?

As proteínas tem inúmeras funções muito importantes para organismo que vão muito além do “ficar grande” que comumente vemos por aí, elas contribuem para a melhora do sistema imunológico, formação de hormônios e enzimas, estruturação e função dos tecidos, tendões, neurotransmissores, células e órgãos do corpo. Em dietas, um maior aporte de proteínas tem demonstrado aumento da saciedade, redução da ingestão calórica e esvaziamento gástrico mais lento. E não menos importante, as proteínas tem função de recuperação e reconstrução muscular, diminuição da perda de músculo em idosos e convalescentes de cirurgias.

A proteína é um macronutriente formado por um conjunto de aminoácidos que podem ser de origem vegetal ou animal, estes aminoácidos são classificados em dois grupos: essenciais e não essenciais.

Os aminoácidos essenciais são aqueles que o nosso organismo não consegue sintetizar sozinho e que precisam ser consumidos através da alimentação ou suplementação. E os aminoácidos não essenciais são aqueles que o organismo consegue produzir a partir de seu próprio metabolismo, não necessitando ser ingeridos, a não ser em situações especiais.

Existe uma escala de medição usada para avaliar a quantidade de proteína que o organismo aproveita de um determinado alimento, ela se chama Valor Biológico.

Resumidamente, as proteínas de alto valor biológico são aquelas que contêm aminoácidos essenciais que são absorvidos pelo corpo e quase totalmente aproveitados, pois são mais facilmente digeridos e absorvidos. As de baixo valor biológico contém em sua maior parte aminoácido não essenciais e são menos aproveitadas pelo organismo.

A maior parte dos alimentos com melhor biodisponibilidade de proteína são de origem animal, como ovos, leite, carne vermelha, peixes e aves, mas também podemos encontrar proteínas com bom perfil de aminoácidos na soja e na quinoa.

Apesar das proteínas vegetais serem bastante saudáveis, elas não apresentam uma grande diversidade de aminoácidos essenciais em uma única fonte. Assim, elas devem ser combinadas entre si ou complementadas com outras fontes de proteínas.

Procure um profissional capacitado para adequar em quantidade e qualidade as proteínas da sua alimentação.

Se quiser saber mais sobre alimentos de origem vegetal que contém proteína é só clicar AQUI.

Leia também...

Deixe um comentário