PRAÇA DO JAPÃO – Conhecendo Curitiba

Hellooo gentchyyy! PRAÇA DO JAPÃO é o destino de hoje ?

Lugar lindo e tranquilo! Mesmo com o dia nublado (típico desses dias) a Praça do Japão continua perfeita!

Inspirada nos clássicos jardins japoneses, a Praça do Japão foi inaugurada em homenagem aos Imigrantes Japoneses (filhos do “Sol Nascente”) que se radicaram na cidade em 1908 dedicando-se à agricultura.

C3A4830Com uma área verde de 8.420 m² a Praça teve seu projeto iniciado em 1958 e concluído em 1962. Anos depois, em 1993, recebeu uma reforma incluindo ao espaço o Portal Japonês e o Memorial da Imigração Japonesa.

C3A4861Réplica do Templo Dourado de Kyoto, com 11 metros de altura, e com uma garça em bronze no topo da casa doada por uma comitiva japonesa da cidade de Hijemi durante uma visita a Curitiba em 1994.

C3A4827O local conta com uma Loja de Artesanato com destaque para produtos da cultura japonesa e Casa da Cultura com biblioteca de literatura nipo-brasileira que empresta livros gratuitamente com devolução de até 15 dias.

C3A4845♦ Para fazer a carteirinha é necessário comprovante de residência, RG ou CPF.

C3A4823Super arborizada, a Praça do Japão conta com 10 cerejeiras e um pinheiro Japonês enviados do Japão pelo império nipônico, 6 lagos artificiais no estilo japonês com carpas coloridas e cascatas…

C3A4830C3A4883Feita de resina, a estátua de Buda no centro do lago representa a irmandade entre Curitiba e Himeji, e transmite toda a paciência e arte dos japoneses, no Brasil.

C3A4911Outro e talvez um dos mais importantes pontos da Praça do Japão, é a lanterna oriental, feita em pedra esculpida com 1,20 m de altura, marca a comemoração dos 50 e 100 Anos de Imigração Japonesa no Brasil ?

C3A4887Além de ser um lugar lindo, a Praça do Japão também tem várias atividades e atrações culturais, como aulas de ábaco, meditação, origami e a famosa “Cerimônia do Chá”, uma tradição budista milenar que promove paz e tranquilidade ao preparar, servir e beber chá.

Ahhh sem esquecer também da feira orgânica com seis barracas que vendem frutas, verduras, legumes, sucos, geleias e pescados.

C3A4870Os horários de atividades da praça funcionam da seguinte maneira:

♦ Praça – diariamente

♦ Casa da Cultura – terça a domingo, das 9h às 18h

♦ Cerimônia do Chá – quintas-feiras das 9h às 16h.

♦ Aula de origami – segundo sábado de cada mês, das 10 às 12 horas.

♦ Aula de ábaco japonês (soroban) – sextas-feiras, das 13 às 18 horas.

♦ Oficina de mangá – sábados, das 9 às 11 e das 11 às 13 horas.

♦ Zazen (meditação zen-budista) – quintas-feiras, às 20 horas | sábados, às 19h30 para iniciantes | domingos, às 9 horas.

♦ Feira orgânica: quintas-feiras, das 14 às 19 horas.

Caso você queira sentar e ler um livro, vá no meio da semana e sente em um dos 12 bancos de madeira que tem por lá. Geralmente, o local é super calmo no meio da semana…

C3A4811Infelizmente o local não tem estacionamento, então caso resolva ir de carro leve cartelinha da zona azul.

Para mais informações sobre a Praça do Japão, pode clicar AQUI.

O endereço é esse aqui óh ? Super fácil de chegar.

Bom, espero que tenham gostado do destino AE em Curitiba de hoje.

Super beijo, até a próxima.

Fotos: Valéria Cinti Fotografia

Leia também...

Deixe um comentário