Piscininha? Verão, solzão, piscinão! Opa, você ainda não se decidiu se constrói ou não piscina na sua casa? Então prestenção que vamos te dar algumas dicas e ideias para você não passar mais calor.

Antes de escolher como construirá sua piscina, deve-se analisar também onde ela será instalada. Estudar a orientação solar, se há alguma vista importante para onde pode-se voltar a piscina, respeitar as normas (em condomínios) e legislações do terreno quanto a recuos, definir o local para a casa de máquinas; além de todas as possibilidades de uso da piscina, que variam de acordo com sua necessidade e desejo. Espaço para crianças, hidromassagem, raia de natação, aquecimento, acessibilidade…

Escolher bem os revestimentos a serem empregados também é de extrema importância. Para dentro da piscina, é a cor do revestimento que dará todo o efeito visual da água, e na parte externa revestimentos antiderrapantes são imprescindíveis. Além disso a argamassa deve ser adequada para piscinas.

Ah, não se esqueça de solicitar iluminação interna para piscina, as noites terão um ótimo resultado estético, além de utilidade.

Basicamente existem 4 métodos construtivos para piscininha, são eles:

– Concreto Armado: trabalhar com o concreto permite que você crie formatos e dimensões diferenciados, e aceita revestimentos e detalhes diversos. Sua construção leva em torno de 60 dias, é super-resistente e tem a maior durabilidade do mercado (em torno de 50 anos);

– Alvenaria Estrutural: assim como a de concreto, a piscina de alvenaria estrutural também admite formas, tamanhos, acabamentos e detalhes personalizados. Sabe aquelas piscinas com itens diferenciados como prainha, deck, borda infinita, formatos curvos, bancos… são com esses 2 primeiros métodos que conseguimos executar esses detalhes. O tempo médio de construção também é de 60 dias; e a principal diferença da piscina de Alvenaria para a de Concreto é o custo, a de concreto pode custar até o dobro do valor em comparação com a de alvenaria;

– Vinil: com a estrutura da piscina já pronta em alvenaria tradicional, o vinil é instalado e fixado obedecendo o formato previamente desenhado. Nesse caso o acabamento da piscina será o próprio vinil estampado conforme sua escolha; porém as possibilidades de formato, tamanho e acessórios são diversos assim como nos outros 2 modelos. A execução dessa piscina dura em torno de 60 dias para a estrutura e apenas 1 dia para o Vinil; custando até a metade do valor da Alvenaria Estrutural;

– Fibra de Vidro: é a piscina mais acessível e prática que tem. Aquelas que se compram prontas nas lojas, sendo assim mínimas as possibilidades de personalização. Os modelos são diversos e varia de acordo com a marca da piscina. Para a instalação da piscina o terreno precisa ser nivelado, e feito um reforço em tijolos nas laterais, mesmo assim é ultra rápido o processo dura em média 5 dias.

Não se esqueça de compor o espaço da sua piscininha com espreguiçadeiras, guarda-sóis, mesa para o chá, e até sofás e poltronas caso tenhamos espaço.

Aqui mostramos a parte plástica e simplificada; mas construir uma piscina, assim como qualquer obra, deve ter seus cuidados. Busque ajuda de um profissional qualificado, que tenha cuidados com a impermeabilização e toda a mão de obra a ser contratada e se programe bem para enfrentar alguns dias de muita sujeira; para depois curtir sol e água fresca.

E aí, quem vai se animar a instalar sua piscina para curtir parte do verão? Ou se programar para o próximo verão?!

Mãos à obra e boas festas, genteeEEEee!

Leia também...

Deixe um comentário