A pipoca quando preparada de forma saudável e consumida na quantidade indicada, pode sim fazer parte da sua dieta! Além te ajudar a sair da mesmice alimentar, a pipoca ainda pode trazer muitos benefícios para a sua saúde!

O milho tem uma grande vantagem em relação aos outros grãos: ele não perde a sua casca durante o processamento. E é nela que se concentram grande parte das suas fibras e nutrientes. Inclusive, depois de estourado, é naquela casquinha da pipoca que geralmente gruda no dente que se encontram grande parte de seus antioxidantes.

slide-pipoca-01

Graças às fibras presentes nessa casquinha, a pipoca contribui para o bom funcionamento do intestino e sensação de saciedade.

Agora vamos para a parte branquinha! Ela contém amido resistente, que é outro aliado da função intestinal. No intestino grosso, as bactérias boas transformam esse amido resistente em ácidos graxos de cadeia curta que favorecem a proteção contra células cancerígenas.

Pipoca

Quando a pipoca tiver um tom levemente amarelado ou creme, quer dizer que ela contém carotenóides: que tem função antioxidante e também são convertidos pelo organismo em vitamina A, importante para o sistema imunológico e para os olhos.

A quantidade que cada pessoa deve comer depende de suas necessidades individuais. Normalmente eu recomendo de 1 a 2 xícaras de pipoca estourada.

pipoca

PASSE LONGE das pipocas vendidas no cinema ou da industrializada para micro-ondas. Elas contêm grandes quantidades de gordura, sal ou açúcar.

DICA para deixar a sua pipoca mais gostosa e mais saudável: Use a criatividade! Temperos são muito bem vindos! Orégano, sal rosa, curry, páprica, pimenta, gengibre, canela, cravo…Gosto de usar o blend de temperos da Mrs Dash! Tem sabores deliciosos e o mais importante: não contém sódio.

Mrs.-Dash-case-study-1

Olha só que legal o que a Nutricionista Heloisa de Camargo Hermann do Centro de Diabetes Curitiba tem a dizer sobre a pipoca:

Quem está no grupo de risco do Diabetes Tipo 2 pode consumir o alimento? Quem faz contagem de carboidrato e está com a glicemia controlada, pode comer, por exemplo, até uma quantidade equivalente a duas xícaras de pipoca como um lanche da tarde. A pipoca é um alimento de baixo custo, rico em fibras, contribuindo com a saciedade e melhores níveis de glicemia, colesterol e triglicerídeos. E ainda melhora o funcionamento intestinal. Por ser fonte de carboidrato deve ser substituída pelo pão, por cereal ou biscoitos (1 xícara de pipoca estourada equivale a ½ pão francês ou 1 fatia de pão de forma). Clique AQUI para ler o texto completo.

pipoca-facil-capa-01

E agora as receitinhas que eu separei pra vocês! 😀

PIPOCA DE MICROONDAS SEM ÓLEO – 1

Ingredientes: ½ xícara de milho para pipoca (ou a quantidade que você desejar), 1 saco de pão de papel.

Modo de preparo: Acho que esse é o jeito mais fácil de fazer pipoca! Coloque os grãos de milho dentro do pacote de pão, enrole ou dobre as pontas para fechar bem e levar ao micro-ondas. O tempo varia de acordo com a potencia do micro.

pipoca-2

PIPOCA DE MICROONDAS SEM ÓLEO – 2

Ingredientes: 1/3 de xícara de milho de pipoca, 4 colheres de sopa de água, 1 pitada de sal (opcional).

Modo de preparo: Coloque o milho de pipoca + 4 colheres de sopa de água dentro de 1 tigela de vidro e cubra com 1 pedaço de plástico filme pvc (aqueles usados para embalar alimentos). Algumas pessoas fazem furinhos no plástico com palito. Leve ao microondas em potência alta por 6 minutos (pode variar o tempo dependendo do microondas).

Pipoca-fit-sem-gordura2

PIPOCA DE PANELA SEM ÓLEO

1 – Esquente uma panela destampada em fogo alto durante 3 a 5 minutos. Cuidado para não esquecer a panela no fogo!

2 – Coloque uma quantidade milho que preencha o fundo da panela ainda deixando uns poucos espaços vazios (quanto menor a quantidade de grãos, mais rapidamente eles irão estourar).

3 – Tampe a panela e comece a mexer em movimentos circulares de um lado para o outro alternando o sentido (horário e anti-horário), sempre afastando uns 2cm da chama. Nesse momento você deve deixar em fogo médio. Pode cansar o braço, mas o segredo é não parar de mexer até estourar todos os milhos, assim a pipoca não queima 😉

3482890_x360

PIPOCA COM ERVAS

Ingredientes: 1 colher de sopa de milho para pipoca, 2 colheres de chá de salsinha, 1 colher de chá de sálvia picada, 1 colher de chá de tomilho picado, 1 colher de chá de alecrim picado, 1 colher de chá de sal marinho, ½ colher de café de pimenta do reino moída.

Modo de Preparo: Coloque o milho para pipoca em um saco de pão, feche bem e ponha em um refratário. Leve ao micro-ondas até que estoure completamente. Reserve. Em uma vasilha, misture bem todos os ingredientes. Para finalizar, tempere a pipoca e sirva.

11830254_941386339251921_732230995_n

PIPOCA COM GENGIBRE

Ingredientes: 2 colheres de sopa de óleo de coco, 1 xícara de chá de milho para pipoca, Sal a gosto (prefira o sal marinho ou o rosa), 1 colher de chá de gengibre em pó.

Modo de Preparo: Coloque o óleo de coco numa panela e leve ao fogo para aquecer. Acrescente o milho de pipoca e o sal. Mexa e tampe. Desligue o fogo quando o intervalo de estouros for maior que 2 segundos. Transfira a pipoca para uma tigela, salpique com gengibre e misture bem. Sirva em seguida. LEMBRANDO que você não precisa usar o óleo de coco, pode faz a pipoca sem e acrescentar o gengibre no final.

pipoca-microondas-sem-oleo

PIPOCA COM CURRY

Ingredientes: 1 colher de sopa de óleo de coco, ½ colher de sopa de curry em pó, 5 colheres de sopa de milho para pipoca, Sal a gosto.

Modo de Preparo: Em uma panela, derreta o óleo de coco com o curry. Quando começar a derreter, acrescente o milho, mexa bem e tampe até começar a estourar. Movimente a panela tampada em sentido circular para os grãos deslizarem e não queimarem. Deixe no fogo até estourar todo o milho. Depois de pronto, salpique a canela em pó e sirva. Antes de servir, adicione o sal.

pipoca-funcional-curcuma-alecrim_0

PIPOCA COM CACAU E CANELA

Ingredientes: 1 colher de sopa de óleo de coco, 2 colheres de sopa de cacau em pó, ½ xícara de chá de milho, 2 colheres de chá de canela em pó.

Modo de Preparo: Em uma panela, derreta o óleo de coco com o cacau em pó. Acrescente o milho, mexa bem e tampe até começar a estourar. Movimente a panela tampada em sentido circular para os grãos deslizarem e não queimarem. Deixe no fogo até estourar todo o milho. Depois de pronto, salpique a canela em pó e sirva.

248622974-pipoca

PIPOCA COM ALECRIM E CÚRCUMA

Ingredientes: 3 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem, 1 ramo de alecrim fresco, 1 xícara de chá de milho para pipoca, 1/3 de colher de café de cúrcuma moída, Pimenta do reino a gosto, Sal do Himalaia a gosto.

Modo de Preparo: Em uma panela, coloque o óleo e o ramo de alecrim. Deixe refogar, por aproximadamente, 40 segundos. Acrescente o milho para pipoca. Movimente a panela tampada em sentido circular para os grãos deslizarem e não queimarem. Deixe no fogo até estourar todo o milho. Depois de pronto, tempere com a cúrcuma, a pimenta e o sal.

pipoca-funcional-gengy_0

PIPOCA COM ESPECIARIAS

Ingredientes: 3 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem, 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado, 1 xícara de chá de milho para pipoca, ½ colher de café de canela moída, ¼ colher de café de cravo moído, ¼ de colher de café de noz-moscada moída, Sal do Himalaia a gosto, Pimenta caiena em pó a gosto.

Modo de Preparo: Em uma panela, coloque o óleo de coco com o gengibre. Deixe refogar por, aproximadamente, 40 segundos. Acrescente o milho para pipoca, a canela, o cravo, a noz-moscada. Movimente a panela tampada em sentido circular para os grãos deslizarem e não queimarem. Deixe no fogo até estourar todo o milho. Depois de pronto, tempere com o sal do Himalaia e com a pimenta caiena.

Easy-Chili-Lime-Popcorn-2

Leia também...

Deixe um comentário