Pilsen, Puro Malte ou Lager?

Ao longo dos anos que venho trabalhando com Cervejas, uma questão sempre está em evidência para os clientes que atendo:

Qual a diferença entre Pilsen, Puro Malte e Lager quando vai pedir aquela Gelada no seu bar favorito?

Hoje vamos explicar pra você!

Lager é uma família de cerveja, as famílias de cerveja são classificadas pelo tipo de levedura utilizada no processo de fermentação.
As Lagers são cervejas de baixa fermentação. As leveduras trabalham com temperaturas mais baixas e se concentram no fundo do tanque.

Dentro da família Lager existem diversos estilos de cerveja diferentes, portanto a Pilsen é um estilo de cerveja pertencente à família Lager.

As Pilsen/ Pilsner/Pilsener (como você preferir chamar) são cervejas douradas, brilhantes, que apresentam amargor leve ou quase imperceptível e são refrescantes.

Toda Pilsen é uma Lager, mas nem toda Lager é uma Pilsen.

E as Cervejas Puro Malte?

Cervejas puro malte são aquelas que possuem apenas o malte como fonte de açúcar, ou seja, é composta pelos ingredientes básicos: água, lúpulo, malte e levedura.

Os ingredientes da cerveja dependem do estilo e do perfil sensorial que o mestre-cervejeiro quer obter. Cervejas renomadas são produzidas com adjuntos (são todos os cereais não maltados, além de qualquer condimento utilizado para saborizar, aromatizar ou colorir a cerveja, que não venham do malte, lúpulo ou levedura) e mesmo assim são classificadas como excelentes estilos.

Cereais não maltados como milho, arroz, centeio, aveia ou trigo podem ser utilizados na produção de cerveja como fonte alternativa (e mais em conta) de amido.

Isso Interfere na qualidade da Cerveja? DE MANEIRA ALGUMA. (Lá vem a polêmica).

Cerveja Puro Malte não é Parâmetro de Qualidade. Uma cerveja pode ser 100% malte e não ter qualidade alguma. Assim como pode-se produzir cervejas com adjuntos e obter produtos mais acessíveis e de extrema qualidade.

Abra sua mente e deguste uma Excelente cerveja, sendo ela Puro Malte ou não!

Saúde!

E até a próxima, com amor e cerveja, Thalita Cacho!

Leia também...

Deixe um comentário