Pilates e seus benefícios no tratamento de lombalgias (dores lombares)

Saiba como Pilates auxiliam no alívio das dores e diminuem o risco de recorrência das crises dolorosas, através do realinhamento postural, alongamento e fortalecimento dos grupos musculares profundos da coluna.”

Nos dias atuais, a lombalgia tem sido considerada sério problema de saúde pública, pois afeta grande parte das pessoas economicamente ativas, sendo uma das principais causas de afastamento do trabalho e por vezes, incapacidade para a realização de atividades diárias.

As dor na coluna vertebral afeta 70% a 80% da população em alguma época da vida. Sendo a localização mais observada a seguinte: cervical 36%; torácica 2% e lombar 62%.

O desequilíbrio muscular pode gerar dor nas costas”

dor-lombar

A lombalgia pode ter como causa fatores congênitos, degenerativos, inflamatórios, infecciosos, tumorais e mecânico-posturais.

A mecânico-postural representa grande parte das lombalgias ocorridas na população. Nela, geralmente ocorre um desequilíbrio entre flexibilidade (alongamento) e fortalecimento da musculatura profunda da coluna lombar e posterior da coxa.

O que fazer para prevenir dores lombares?

É fundamental não descuidar da postura. Seja no trabalho, nos serviços domésticos ou durante a prática de exercícios físicos.

Uma postura correta pode evitar problemas futuros de dores nas costas, isso porque, quando o alinhamento vertical está correto, o corpo realiza o movimento de maneira bem mais eficaz, evitando sobrecarga nas articulações no geral e principalmente nas vértebras lombares, prevenindo tensões neste local.

dor-lombar-2

A técnica do Pilates trabalha diferentes músculos do corpo, melhora o fortalecimento dos músculos fracos e alonga os encurtados, garantindo uma melhor flexibilidade e mobilidade das articulações. Além disso, os exercícios são realizados de forma lenta e concentrada, priorizando a respiração e contração da musculatura abdominal(core), e estabilizadores do tronco, promovendo o realinhamento postural.

Sendo assim, a prática do Pilates, auxilia e muito no relaxamento e diminuição dos pontos de tensão da musculatura no geral, prevenindo e aliviando as dores na coluna como um todo, principalmente a lombar, região que sofre a maior sobrecarga durante as atividades do dia a dia.

pilates

Leia também...

Deixe um comentário