Infelizmente o “Destino Iguaçu” ainda é vendido como uma viagem de final de semana.
No caso, muitos turistas chegam em Foz do Iguaçu na sexta a noite, ou até horas mesmo sábado de madrugada.
A verdade é que sim, pode-se ter uma visão panorâmica da cidade nestas 48 horas “úteis” de passeio, entretanto, quando se trata de uma viagem onde você queira mesclar turismo e compras esse período é insuficiente.
As lojas no Paraguay abrem cedo, por volta de 7 horas da manhã está praticamente tudo aberto, e seguem até as 16 trabalhando sem fechar para almoço. Contudo quando falamos de domingo esse horário é reduzido para abertura às 8 horas e fechamento entre 12 e 13 horas, alguns locais “clamam” trabalhar até 19 horas mas na prática recebo muitas reclamações no meu blog de que foram até lá e o comércio já estava fechado. Além de ser perigoso andar por lá quando não tem mais movimento nas ruas.
É válido ressaltar que a quantia de lojas abertas nos domingos é incrivelmente menor. Existe uma “subdivisão de áreas” no Paraguay, chamamos de “lado direito” e “lado esquerdo” a secção é feita pela rua principal de acesso, no sentido de quem chega no país. O lado direito tem até que uma quantidade razoável de empresas abertas. Eu estive lá ontem (12/03/2017) e foi isso que em motivou falar desse comportamento. Você encontrará praticamente tudo que precisar. Digo praticamente pois uma amiga queria uma bolsa de uma marca específica, mas não havia nenhuma loja aberta que oferecesse uma bolsa da “minha galinha” ( My Kocó). Acabamos indo no Dutty Free da Argentina pra satisfazer as necessidades da moça.
Caso esteja se programando para uma viagem na nossa fronteira eu recomendo concentrar a data de compras no sábado e domingo reservar para passeios turísticos, gastronômicos ou pra curtir o hotel. Foz tem um parque hoteleiro incrível e por mais simples que seja a sua opção de hospedagem, é muito provável que uma piscina relaxante e um bar delicioso estarão à sua disposição.
Se você está vindo e tem só o final de semana, segue um esqueminha:
Sábado:
Paraguay 7-17h
Dutty Free Argentina 19-21h
Jantar em Puerto Iguazu 22h
Domingo:
Café reforçado no hotel 7:00- 7:45

Agradeceny a Foto de Andressa Alves, minha amiga.
Itaipu Binacional – 8:30 – 11h ( considere 30 minutos de deslocamento do centro até a Itaipu )
( recomendo MUITO circuito especial – compre antecipado pois é disputadíssimo o panorâmico é mais barato e mais curto em tempo )
Almoço no centro – 12h só te sobra uma hora – Coooooooooooooooooooooorre! 13h
Parque Nacional – Cataratas – 13:30 – (considere 30 minutos de descolamento do centro até Parque nacional)
Parque das Aves – 16:00 – 17:30.
Acredite, você vai estar só a peruca e a sandália nessa hora. Aproveite essa volta e dê um pulo de novo em Puerto Iguazu na Argentina e desfrute da culinária incrível e das lojas de artesanato. Ou, quem sabe conhecer o Bar de Gelo:

Agradeceny a Foto da maravilhosa Eliane Luz – amiga Global – e óia eu ali no meio dos pinguim!
As três fronteiras ainda oferecem MUITA coisa viu. Tem Refúgio Biológico, Ecomuseu, Cataratas lado argentino, passeios incríveis como sobrevoo de helicóptero nas cataratas, Museu 3D, Museu de Cera, Parque dos Dinossauros, Ruínas de Missões Jusuítas, Porto Bertoni, Parques aquáticos, Pista de Patinação no gelo… Plaza Jesuítas, Cinemas, Shopping, Cognópolis, Templo Budista, Marco das três fronteiras, Mesquita árabe, bares, danceterias (ainda se usa essa palavra?)
Então não tenha medo de se jogar na fronteira, especialmente nas lojas dos países hermanos!