como usar calça pantalona

Pantalona, guia completo para usar sem medo!

Pantalona. Minha avó usou, minha mãe usava, eu usei na adolescência e quero usar novamente e, certamente, sua filha e neta usarão HAHA

Brincadeiras à parte, a verdade é que essa calça vai e vem, então, “gostadora” de peças atemporais que sou, preciso deixar um post com ela registrado aqui.

O que significa e como surgiu?

Calças em geral de feitura larga nas pernas e na boca. /A calça de meia que as dançarinas e os acrobatas usam em cena.

Embora a calça pantalona tenha bem carinha de anos 70, e de fato ela fez muito mais sucesso nessa época, há indícios de que o modelo tenha sugido em 1909.

Criada pelo estilista francês Paul Poiret, a calça mais leve e larga foi inspirada no Ballets Russes, mais não foi bem aceita pela maioria das mulheres da época, vindo a fazer realmente sucesso nos anos 70 com o movimento hippie.

Aqui nesse site tem uma história muito boa.

Como usar pantalona?

Aqui, sempre começamos dizendo que você pode usar o que quiser do jeito que quiser, certo? Mas vamos facilitar, ok?

Além de alongar a silhueta, a pantalona pode ser usada por todos os tipos físicos. A jogada aqui está em escolher um modelo que fique soltinho por toda a perna. E quando digo soltinho, você não tem que sair comprando uma calça com dois números maiores. Você tem que comprar uma calça com tamanho ideal e ótimo caimento.

E a cor, qual devo escolher?

Peso visual, garota, sempre falo dele. Estampas maiores, peso visual maior. Listras verticais e menores, alongam. Calça com cores chamativas irão chamar a atenção para a parte onde está. Agora pense em seu objetivo e planeje seu look.

E o comprimento, existe o ideal?

Falando de calças compridas, excluindo aqui as pantacourts, o comprimento da calça é tão importante quanto o seu caimento. Nem arrastando no chão, nem curta! O ideal é que ela fique a um centímetro ou um dedo do chão, cobrindo o peito do pé sem cobrir demais o calçado.

Neste caso, o ideal é que você eleja um calçado ideal como par perfeito para sua calça, leve a uma costureira de confiança e faça a barra personalizada.

Tá, bem lembrado, e as pantacourts?

Linda e estilosa, a pantacourt, por terminar no meio da canela ou, no máximo, perto do tornozelo, infelizmente não tem um efeito alongador desfavorecendo as baixinhas, mas nada como um calçado nude, looks monocromáticos, calça de cintura alta e, caso queira mesmo um calçado baixo, os de bico fino sempre ajudam, viu? Mas, lembrando, você pode usar o que achar mais legal!

Certo, pantalona escolhida! O que usar na parte de cima?

Por ser uma peça mais larga, um equilíbrio bem legal está em apostar em uma blusas mais justas, decotes nas costas ou colo ou ombro a ombro.

Apesar das dicas acima serem mais harmônicas, nada impede de usar blusas mais larguinhas, viu?! Neste caso é importante tomar um cuidado maior para não correr o risco de parecer acima do peso. A dica aqui é não deixar a largura da blusa ser maior que a da calça e, caso isso aconteça, experimente colocar a barra blusa dentro da calça ou com um nozinho.

como usar pantalona

Eita, e o calçado, o que combina melhor?

Embora haja muitos defensores da regra pantalona + salto grosso/ anabela, aqui trabalhamos com menos regras e mais vontades HAHA. Sendo assim, pense bem no que quer transmitir… Não tenho como negar que o salto irá ajudar a alongar, mas nada impede de usar um tênis, por exemplo; Eu mesma usaria mais do que tranquilamente hehehe

Se quer alongar, além da cintura alta, calçados da mesma cor e salto ajudam demais. Quer usar com rasteirinha no calorão? Os tecidos mais fluídos ficam bem legais.

como usar pantalona

Mas diga aí, a pantalona vai bem só durante o dia?

De forma alguma! Ela não só vai bem durante o dia como brilha maravilhosamente cheia de graça durante a noite em eventos mais formais e baladas também. Olha só…

Mais inspirações com a poderosa pantalona…

como usar pantalona

Nota de rodapé da Fran:

Moda é para inspirar e não ditar. A gente precisa entender nosso estilo, olhar nosso corpo com carinho e então decidir o que entra ou não em nosso guarda-roupa. Não é porque é moda e todo mundo usa que você precisa usar. Não é porque dizem que não combina com seu biotipo que você precisa deixar de usar. Se conheça e se respeite, isso sim é importante!

Leia também...

Deixe um comentário