Reciclar é preciso, é bom, é barato e todo mundo gosta!
Que tal apostar no pallet na decoração? Você olha pra eles nas feirinhas e acha que são todos iguais? Ou quer levar pra casa cada um que aparece na frente porque tem mil idéias de usos?
Embora trabalhar com pallets seja bem simples e fácil, antes de compartilhar as inspirações acho importante passar algumas informações e cuidados que devem ser considerados na hora do seu manuseio.
-
Para mobiliários que serão utilizados na área externa (sem proteção),
É super recomendável que seja feita a impermeabilização da madeira para que aumente sua resistência e durabilidade. Além de infiltrações, esse processo evita fungos e desgastes causados pela exposição direta ao sol. Sem esse tratamento, a umidade acaba por empenar, deformar e até mesmo apodrecer o material. Os produtos encontrados para este fim, variam muito e podem ser extremamente específicos ou mais comuns, como o verniz e tintas impermeabilizantes que costumam ter efeito de longa duração e dificilmente você precisará aplicar novamente durante alguns anos.
Como os pallets são feitos de madeiras mais macias (pinho e cedro), vale ressaltar que precisarão de várias demãos de impermeabilizante, considerando que absorvem grande quantidade no momento da aplicação. O tipo de acabamento também pode ser escolhido: brilhante, mate ou acetinado (intermediário entres os dois primeiros).
-
Cuidado na escolha:
Saber a procedência do pallet é bem importante. Dependendo do que transportavam ou o tipo de tratamento que receberam, podem ser prejudiciais à saúde. Devem ser descartados quando apresentarem manchas de óleo, marcas de cupim, mofo e rachaduras. No caso do mofo, não adianta nem pintar e lixar (a madeira é muito porosa e o mofo acaba ficando por baixo).
-
Tratamento contra insetos:
Normalmente os pallets recebem este tratamento, seja por produtos químicos ou por calor. Alguns carimbos podem te ajudar a identificar o método – se encontrar o carimbo KD-HT ou HT, significa que sofreu tratamento térmico e você pode utilizá-lo com segurança. Se o carimbo for MB, significa que ele foi tratado com brometo de metila (pesticida), e não deve ser reutilizado. Caso não encontre carimbo, tente identificar aspectos oleosos, a existência de muitos pregos ou cheiro estranho.. em qualquer uma dessas situações, descarte-o.
- O tamanho, altura e a espessura dos pallets pode variar (em geral, entre 1,20 a 1,25m de largura e de 0,80 a 1,05 de profundidade). Se o móvel vai precisar resistir a pesos (como cama e sofás, por exemplo) a madeira deve estar em muito bom estado e principalmente, tratada. Algumas empresas vendem eles já lixados, protegidos contra insetos e/ou pintados (caso não tenha tempo e disposição para ‘colocar a mão na massa’).
Agora sim, inspire-se e coloque em prática na sua casa também, o uso do ‘queridinho dos reciclados’.
Viram como até os pets da casa podem participar?
Por hoje é isso.. Beijo grande e até a próxima!
1 comentário
Pallet é muito amor.. Dá pra usar de tantas formas que a gente nem acredita <3