Ovo: Um super aliado da Saúde e do Emagrecimento

O ovo é um alimento nutritivo, versátil e acessível. E não, ele não vai aumentar o seu colesterol; Já existem vários estudos comprovando isso 😀 Inclusive, o consumo de ovos por pessoas saudáveis, associado a uma boa alimentação e atividade física, contribui para a saúde cardiovascular ♥ e até para o emagrecimento!

Por ser fonte de proteína de alto valor biológico (que contem todos os aminoácidos essenciais) a digestão do ovo é mais lenta, o que aumenta o tempo de saciedade. Isso evita que a pessoa coma a mais ou faça beliscos fora de hora ⇒ diminuindo a ingestão de calorias no dia o que contribui para o emagrecimento 🙂 Nas pesquisas que tiveram esse resultado, o ovo foi preparado sem gordura e consumido no café da manhã (para a fome ser controlada desde cedo). Fica a dica, pessoal 😉

ovo-cozido

O ovo também ajuda a manter o corpo firme. Ele contribui para o aumento e manutenção da massa muscular. Benefícios promovidos principalmente pela a leucina e a albumina presentes na clara (substâncias bastante utilizadas em suplementos nutricionais). Ahhh! E não esqueça que é necessário associar o exercício físico para que se desenvolva a massa muscular 😛

Agora vem a parte maaaais legal! Que vai fazer muita gente se arrepender de ter jogado todas as gemas fora e comido só as claras! Kkk! Nem só de proteína é feito o ovo! A gema possui MUITOS nutrientes e por isso nós vamos por partes:

ovo-coração

»» É um dos poucos alimentos que contém naturalmente vitamina D, além disso, contém vitaminas A, E, K, e do complexo B, e minerais como selênio, zinco e ferro; essas substâncias são antioxidantes que participam do funcionamento do organismo e que tem o poder de combater o envelhecimento celular.

»» Colina – Ela é ingrediente para a formação de um neurotransmissor chamado acetilcolina, super importante para a memória. Alguns estudos sugerem que a colina melhora o desempenho cognitivo e contribui na prevenção de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

ovo-1

»» Fosfatidilserina – Esse fosfolipídio auxilia na permeabilidade de membrana, ou seja, movimenta nutrientes para dentro da célula e bombeia os resíduos para fora. Isso permite maior rendimento em atividades físicas, diminui a retenção de líquidos, diminui os radicais livres e conseqüentemente, contribui para a redução do colesterol LDL e melhora da vitalidade de pele. Estudos recentes também ressaltam a fosfatidilserina como importante componente para melhora da concentração e memória.

»» Luteína e Zeaxantina: São fitoquímicos que contribuem com a saúde dos olhos e na prevenção da degeneração macular (uma das maiores causas de perda da visão).

ovo

Um fator muito importante que deve ser considerado para se obter todos esses benefícios é o modo de preparo dos ovos. Eles podem ser preparados de várias formas interessantes, como: cozidos, mexidos, pochê, omeletes, ao forno ou incorporados em receitas culinárias (desde que não sejam frituras). Evite fritar e usar de óleo no preparo, se utilizar, prefira o azeite de oliva extra virgem ou o óleo de coco.

O ovo é um alimento leve e que pode fazer parte da alimentação da maioria das pessoas, com exceção daqueles que apresentam alguma intolerância específica ou alergia individual. A quantidade que se deve ingerir depende de suas necessidades individuais. Consulte o seu nutricionista 

ovo-2

»» Dicas e Cuidados ««

Na hora da compra, é importante verificar a data de validade e o selo oficial de inspeção estampados na embalagens. Fique de olho também no aspecto da casca e adote cuidados no armazenamento e preparo.

No momento da compra de ovos, o consumidor deve escolher os que possuem casca limpa e sem rachaduras. A cor da casca não interfere na qualidade sanitária do produto. Além disso, o ovo deve estar refrigerado no ponto de venda. É conveniente não reaproveitar as embalagens de ovos para evitar contaminação de outros alimentos no caso de ovos com Salmonella.

O FDA (Food And Drug Administration) norte-americano recomenda a imediata refrigeração dos ovos no domicílio, em sua embalagem original, a 4 a 5° C (um refrigerador doméstico comum mantém 4° C de temperatura ou menos). Desta forma, o alimento deve ficar na parte mais fria da geladeira (prateleiras) e não na porta. Apesar de muita gente guardá-los nessa parte, não é o lugar mais indicado. Os movimentos de abre e fecha da porta podem quebrá-los. Coloque-os mais no fundo da geladeira e dentro de um recipiente que impeça o contato com os demais alimentos.

ovo feliz

♦ Não lave antes de levá-los à geladeira. A umidade na casca pode favorecer a entrada de microrganismos. Lave e seque-os com papel toalha na hora de usar.

Para evitar que a casca quebre no cozimento, ponha uma colher de sopa de vinagre na água. Se você gosta do ovo molinho, deixe-o na água fervente por cinco minutos. Ou nove minutos se quiser ele durinho.

Para evitar a contaminação com a bactéria Salmonella, os ovos não devem ser ingeridos crus ou mal cozidos.  A infecção por essa bactéria pode causar febre, dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia. Em pessoas com o sistema imunológico fraco pode levar até a morte. As preparações com ovos são seguras se alcançarem 72° C, temperatura na qual o microrganismo não sobrevive.

Indivíduos saudáveis podem ingerir ovos respeitando os seguintes tempos de cocção:

»» Ovos pochê: 5 minutos em água fervente
»» Ovos fritos: 3 minutos de cada lado ou 4 minutos em panela tampada
»» Ovos cozidos: 7 minutos em água fervente
»» Ovos mexidos: devem ser cozidos até ficarem firmes

ovos

»» RECEITAS ««

OVO “FRITO” EM MICROONDAS – SEM ÓLEO

Essa receitinha é super prática e ajuda muito quem não tem uma frigideira antiaderente boa! (como eu) Kkkk! 😛

Modo de Fazer: Quebre 1 ovo em um prato fundo de vidro ou qualquer outro recipiente de vidro que possa ser colocado no micro-ondas e mexa para que a gema se misture com a clara (se não gosta de ovo mexido é só fazer um furinho na gema). Aqueça por 1 ou 2 minutos (o tempo depende da potencia do microondas). Está pronto!

Sempre que possível prefira ovos caipiras.

como-fazer-ovo-mexido

Dicas do que acrescentar para incrementar sua receita:

»» Misturar 1 colher de sopa de aveia, ou quinoa ou amaranto em flocos.

»» Acrescentar tomate, cebolinha, cebola, salsa, cenoura, alho, pimenta, açafrão, orégano etc.

»» Misturar 1 colher de sopa de linhaça triturada.

»» Acrescentar frango desfiado, atum, cottage, tofu ou queijo branco.

Como eu costumo fazer 😀 Geralmente uso 2 ovos e aqueço por 2 minutos no microondas. Depois de pronto eu coloco uma pitada de sal rosa + orégano ou Mrs. Dash + cenoura ralada + alface + azeite de oliva extra virgem. Fica uma delícia! Eu amoooo minha mistureba!

ovo-egg

PANQUECA DE OVO COM BANANA

Ingredientes: 2 ovos, 1 banana, Opcional: Canela em pó a gosto, Opcional: Essência ou Extrato de baunilha, Opcional: Cacau em pó a gosto.

Modo de Fazer: Bata os ingredientes no liquidificador ou amasse bem a banana com um garfo em depois misture bem com o ovo. Aqueça levemente uma frigideira antiaderente, deixe em fogo baixo e coloque a “massa” nela formando discos. Vire o disco. Está pronto!

panqueca-de-banana-ovo

PANQUECA DE OMELETE

Ingredientes: 2 claras, 1 gema,1 colher de sopa de queijo cottage, 1 colher de sopa de farinha de linhaça ou chia, 1 colher de chá de fermento em pó (para bolo), 1 colher de orégano ou ervas. Para assistir o vídeo da receita é só clicar AQUI

Modo de Fazer: Bata tudo com auxílio de um garfo. Pré aqueça a frigideira antiaderente e unte com um pouquinho de óleo de côco ou azeite de oliva, retirando o excesso com papel toalha. Coloque a massa e quando estiver dourada embaixo, vire. Sirva inteira ou cortada em 4. Quem não tiver queijo cottage pode trocar por uma colher de requeijão light.

Rendimento: 1 porção de  190 kcal.

panquelete-de-ovo

E por último um vídeo de como preparar OVO POCHÊ, que é feito na água. Vendo é muito melhor pra entender o a técnica: é só clicar AQUI 😀

ovo-poche

Resuminho dos benefícios do ovo…

Leia também...

Deixe um comentário