Os vinhos de Galvão Bueno: Qualidade e Paixão.

Quem me conhece sabe o quanto eu aprecio e valorizo vinhos que nascem de uma paixão.

E os vinhos da Bueno Wines assim foram concebidos: a partir do grande amor de Galvão Bueno e de seu desejo de produzir grandes rótulos.

Aliado a todo esse encantamento que o narrador nutre pelos vinhos, a possibilidade de investimento e grandes parcerias tornaram a Bueno Wines sinônimo de qualidade e inovação.

Galvão, que há décadas viaja o mundo cobrindo eventos esportivos, sempre foi um grande apreciador dos vinhos, em especial dos italianos. Iniciou sua produção de vinhos no Sul do Brasil em parceria com a Miolo (da qual hoje é sócio) e em seguida firmou uma parceria com Roberto Cipresso, um dos maiores enólogos italianos e que GB chama carinhosamente de “arquiteto dos vinhos”.

img_5127

Cipresso – que tive o prazer de conhecer na última semana – além de absolutamente competente, fala com muita paixão e entusiasmo sobre os vinhos, sobre suas pesquisas e, principalmente, sobre a beleza que envolve a produção. Impossível não aprender com ele, que ressaltou que além de produzir vinhos corretos e de tipicidade, tem sempre o objetivo de produzir rótulos que efetivamente emocionem os degustadores.

E é isso que tenho visto na produção da Bueno. Tive a honra de ser uma das primeiras pessoas a degustar os primeiros vinhos de GB (ele, gentilmente, lançou os vinhos em nossa Confraria em Londrina em 2011) e tenho acompanhado a evolução ano a ano.

Aliás, no último ano a linha da Bueno cresceu e ganhou um espumante do qual já falei aqui, o Desirée, uma linda homenagem à esposa do narrador.

Mas hoje vou falar um pouco dos tintos que provamos e suas harmonizações:

O Bueno Paralelo 31 é produzido com uvas da Campanha Gaúcha (merlot, cabernet sauvignon e petit verdot) e foi o primeiro tinto produzido pelo narrador. Era um pouco mais rústico, mas hoje se mostra bem mais macio e elegante. Um vinho que pode acompanhar queijos mais fortes como o gorgonzola. Em nosso jantar foi harmonizado com um cordeiro em redução de balsâmico com musseline de mandioquinha salsa e ficou incrível.

vinhos-de-galvao-bueno-2

Galvão produz em conjunto com Cipresso em sua propriedade na Toscana dois vinhos: La Valleta, um tinto leve, com excelente acidez (típica da Sangiovese) e, para mim, o melhor custo benefício da vinícola. Foi harmonizado com penne ao ragu de calabresa e mais uma vez me surpreendeu.

vinhos-de-galvao-bueno-1

O terceiro vinho e estrela da casa é o Bueno Cipresso Brunello di Montalcino. Elaborado com a varietal sangiovese grosso – única permitida para esse vinho – é um vinhaço. De muito corpo, aromas pronunciados e final de tabaco e outras típicas do envelhecimento. Um vinho que pede um prato de tamanha complexidade e sabores. Nossa harmonização foi com carré de javali ao crede de burrata e arroz negro.

vinhos-de-galvao-bueno-3

A linha da Bueno Wines está a venda em vários pontos do Brasil e pelo site https://buenowines.com.br/.

Além dos vinhos acima vale conhecer o Bueno Cuvée Prestige, um espumante champenoise elegantérrimo e um dos meus favoritos, e o Sauvignon Blanc e Pinot Noir Bella Vista, vinhos mais leves e econômicos mas de grande qualidade.

Até a próxima coluna, Keli Bergamo.

Leia também...

4 comentários

Avatar
Márcio Marson 4 de novembro de 2016 - 14:42

Muito obrigado pelo BELO post Keli.
Em Londrina TODOS nossos rótulos podem ser encontrados na Loja Século da Av Ayrton Senna em frente ao Shopping Aurora, Gleba Palhano.
Bjssssss

Responder
Keli Bergamo
Keli Bergamo 4 de novembro de 2016 - 16:33

Obrigada, Marcio!
Feito com carinho assim como os vinhos que admiro tanto. Abraço.

Responder
Avatar
REGINALDO PEREIRA LEAL 10 de novembro de 2017 - 15:03

BOA TARDE, SOU REGINALDO DE CALDAS NOVAS GOIAS, VI UMA REPORTAGEM NO GLOBO RURAL SOBRE O SITIO E OS VINHOS QUE GALVÃO BUENO TEM, GOSTARIA DE SABER COMO COMPRAR PELA INTERNET,

Responder
Keli Bergamo
Keli Bergamo 16 de novembro de 2017 - 21:26

Olá, Reginaldo! Obrigada pelo comentário.
Os vinhos da Bueno Wines estão a venda em vários pontos pelo Brasil, mas você pode comprá-los on line pelo site da vinícola: http://www.buenowines.com.br

Abraço, Keli Bergamo.

Responder

Deixe um comentário