Ortodontia: Sorriso lindo e saudável ao seu alcance

Não é de hoje que ouvimos falar que o sorriso é o nosso cartão de visita. Um belo sorriso atrai olhares, abre portas para o mercado de trabalho, denota saúde, beleza e jovialidade.

Estamos em uma era onde a estética, saúde e bem-estar são temas muito valorizados, e a odontologia tem um papel importantíssimo nesse setor, onde a preocupação com a estética e saúde bucal tem tido cada vez mais espaço na vida das pessoas, não importa a idade.

A ortodontia é o ramo da odontologia responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das chamadas “maloclusões”, que são as irregularidades dentais e faciais.

Para simplificar, podemos dizer de uma maneira bem resumida que maloclusão é quando os dentes superiores não se encaixam corretamente com os inferiores, ou quando não estão dispostos de maneira adequada nos ossos maxilares, prejudicando assim a estética facial e/ou a função mastigatória, favorecendo o surgimento de outros problemas como a cárie dentária, doenças gengivais, dificuldades na deglutição e na fala, dores de cabeça, além da baixa autoestima.

»» Uma dúvida muito comum é: Qual a idade certa para iniciar o tratamento ortodôntico?

O conselho é aquela orientação bem conhecida: prevenir é melhor que remediar. Portanto, quanto mais cedo, mais acertado será tomar medidas preventivas, favorecendo o prognóstico do tratamento.

Muitas pessoas acreditam que aparelhos ortodônticos são apenas para crianças e jovens. No passado se pensava assim, mas hoje em dia sabemos que a idade não deve ser um fator limitante. No entanto a abordagem deve ser diferenciada e direcionada, por motivos biológicos, e respeitar as limitações de cada um.

O uso de aparelhos ortodônticos tem sido cada vez mais acessível à população no geral, o custo do tratamento ortodôntico irá depender de alguns fatores incluindo a severidade do problema, complexidade e tempo do tratamento. A escolha do aparelho que será instalado também é um fator determinante, hoje em dia com a evolução tecnológica e a expansão no ramo da odontologia, há os mais diversos tipos para todos os gostos e bolsos, aparelhos fixo convencionais, estéticos, autoligados, invisíveis etcortodontia

A questão primordial, e muito importante, é procurar sempre um profissional especializado na área. Somente o ortodontista poderá informar e apresentar o melhor tratamento para você.

Um sorriso bonito e saudável é essencial para todas as idades, aumenta seu carisma e cativa as pessoas. Afinal, quem não adora ver um sorriso perfeito?

Abraço,

Miriam Issa.

Leia também...

2 comentários

Avatar
Hayane 10 de novembro de 2015 - 11:28

ótima matéria 😀

Responder
Avatar
Adriana 12 de novembro de 2015 - 11:06

Matéria muito bem escrita! Confio demais nessa profissional e recomendo!

Responder

Deixe um comentário