ÔNIBUS DE TURISMO de Curitiba

Hello gentchyyyy, tudo ok por aí? Hoje iremos falar sobre o famoso Ônibus de Turismo de Curitiba :mrgreen:

O ônibus de turismo é ótimo e uma perfeita alternativa pra quem não conhece a cidade e não quer ficar passeando de carro por aí…

Criado em 1994 para facilitar o acesso dos turistas aos principais pontos de turismo da cidade, a Linha de Turismo é uma linha de ônibus especial que circula nos principais pontos turísticos da cidade.

Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo circula de segunda-feira a domingo a cada trinta minutos (horários aqui), percorrendo aproximadamente 45 km em cerca de duas horas e meia, passando por 25 locais.

O roteiro começa na Praça Tiradentes, porém é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos, desde que você já tenha a cartela de embarque que custa R$ 29,00 e tem cinco tíquetes, o que te dá direito a um embarque e quatro reembarques.

Os tíquetes podem ser adquiridos nos ônibus em qualquer ponto de embarque, ou na URBS que fica na Rodoferroviária. ?

Rodoferroviária – Bloco Central

Av. Pres. Affonso Camargo, 330.

Horário de atendimento: dias úteis – de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h00

Confesso que nunca passeei com ele, pois, por morar aqui fui conhecendo Curitiba aos poucos, mas acho muito muito válido você pensar no assunto pela praticidade e valor investido, afinal não gastaria com gasolina (que tá caaaaara ? ) e com estacionamento.

O valor não é muito baixo, mas se você estiver sozinho ou em casal e for colocando no papel algumas outras coisas, acho que vale a pena sim.

Aí você pode pensar… “Ahhh Fran, mas é muito simples… Só pegar o ônibus de turismo e ir, certo?” CERTO! Mas pra quem vem de fora e não conhece nadica, vale algumas dicas…

Abaixo vou listar os pontos da Linha Turismo (ctrl C + ctrl V do site da prefs ? ), pela ordem do trajeto e dar algumas opiniões PESSOAIS, ok?!

Locais de Embarque e Horários da Linha Turismo

PRAÇA TIRADENTES

Foto: Orlando Kissner/SMCS

Marco zero da cidade, é dominada pela Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz, em estilo gótico, restaurada em seu centenário em 1993.

Primeiro horário: 09h00 | Último horário: 17h30

Local lindo, mas eu não gastaria um ticket pra ir (depois vou dizer o motivo)

RUA DAS FLORES

Foto: Curitiba para não curitibanos

A principal rua da cidade foi transformada no primeiro calçadão do país, em 1972. É importante eixo comercial da capital.

Primeiro horário: 09h06 | Último horário: 17h36

Eu não gastaria um ticket pra ir (depois vou dizer o motivo)

RUA 24 HORAS

Foto: Pedro Ribas/SMCS

Restaurada, a Rua voltou a ostentar a arquitetura que a tornou conhecida mundo afora, como os grandes arcos e o relógio com as 24 horas do dia, e reabriu com um variado mix de comércio e serviços.

Primeiro horário: 09h12 | Último horário: 17h42

Eu não gastaria um ticket pra ir (depois vou dizer o motivo)

MUSEU FERROVIÁRIO

eufrasio02 Foto do site http://www.parquesepracasdecuritiba.com.br/pracas/praca-eufrasio-correia.htmlFoto: Parques e Praças de Curitiba

Construído na antiga estação, conta a história ferroviária do Estado. O prédio anexo Shopping Estação abriga o Museu Ferroviário, da Farmácia, do Perfume, o Teatro de Bonecos além do moderno centro de eventos Estação Embratel Convention Center.

Primeiro horário: 09h21 | Último horário: 17h51

Não conheço ainda. Dizem que é lindo, porém pequeno e não vale a pena gastar o ticket pra ir.

♦ TEATRO PAIOL

Foto: Parques e Praças de Curitiba

Antigo paiol de pólvora construído em 1906 e reciclado para teatro de arena em 1971. Sua inauguração teve batismo do poeta Vinícius de Moraes, que compôs música especialmente para a ocasião. Símbolo da transformação cultural de Curitiba.

Primeiro horário: 09h30 | Último horário: 18h00

É lindo, porém não vale a pena gastar um ticket pra ir, pois você conhece tudo em pouquíssimo tempo.

♦ JARDIM BOTÂNICO

Criado em 1991 à imagem dos jardins franceses, tem estufa em metal e vidro, museu botânico, mata nativa, trilhas e o espaço cultural Frans Krajcberg.

Primeiro horário: 09h42 | Último horário: 18h11

AMO e com certeza recomendo! Acho parada obrigatória Relembre o post dele AQUI.

♦ ESTAÇÃO RODOFERROVIÁRIA/MERCADO MUNICIPAL

Foto: Luiz Costa/SMCS(arquivo)

Sua concepção moderna e funcional representou em 1972, quando foi inaugurada, um marco no país em terminais de transporte. O Mercado Municipal é o tradicional ponto para comprar iguarias de todo o mundo.

Primeiro horário: 09h51 | Último horário: 18h20

Gosto muito do Mercado, ótimo pra fazer um lanche e tomar um café no Café do Mercado. Se faria uma parada lá? Só se fosse fazer mais passeios com a ônibus.

TEATRO GUAÍRA/UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Na Praça santos Andrade localiza-se o Teatro Guaíra, um dos maiores da América Latina. À sua frente, do outro lado da praça encontra-se a Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil.

Primeiro horário: 09h57 | Último horário: 18h26

Eu não gastaria um ticket pra ir (depois vou dizer o motivo)

PAÇO DA LIBERDADE

Recentemente restaurado, foi sede do governo municipal. É o único patrimônio de Curitiba tombado nas três esferas: nacional, estadual e municipal. Atualmente abriga um centro cultural.

Primeiro horário: 10h03 | Último horário: 18h32

Eu não gastaria um ticket pra ir (depois vou dizer o motivo)

♦ MEMORIAL ÁRABE / PASSEIO PÚBLICO

Situado na Praça Gibran Khalil, é uma construção moderna inspirada na arquitetura dos povos do deserto. Seu interior abriga uma biblioteca. O Passeio Público foi o primeiro parque público e o primeiro zoológico de Curitiba. No início abrigava animais de grande porte. Atualmente só existem animais pequenos.

Primeiro horário: 10h08 | Último horário: 18h37

Particularmente não gastaria o ticket pra ir, pois acho que existem outros locais mais legais, porém isso é uma questão muito pessoal. Pesquise mais antes de decidir.

CENTRO CÍVICO

Sede dos Poderes do Estado do Paraná, com o Palácio Iguaçu, a Assembléia Legislativa e o Tribunal de Justiça, além da Prefeitura de Curitiba. Implantado em 1953, no centenário da emancipação política do Paraná.

Primeiro horário: 10h10 | Último horário: 18h40

Eu não gastaria um ticket pra ir, maassss vai de você, né? Por ficar bem pertinho do MOM e Bosque do Papa, dá pra ir a pé, caso tenha disposição.

MUSEU OSCAR NIEMEYER

Maior e mais moderno museu do Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o “olho” completa uma antiga obra que ele mesmo construiu, em 1976.

Primeiro horário: 10h15 | Último horário: 18h45

Com certeza entra na minha lista juntamente com o Bosque do Papa, pois ficam ao lado um do outro. Relembre post AQUI.

 BOSQUE DO PAPA/MEMORIAL POLONÊS

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Memorial da imigração polonesa, é composto por sete casas de tronco e bosque nativo. Inaugurado em 1980, logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba.

Primeiro horário: 10h30 | Último horário: 18h48

Com certeza entra na minha lista juntamente com o MOM ♥, pois ficam ao lado um do outro.

BOSQUE ALEMÃO

Lembra as mais caras tradições dos alemães, os primeiros imigrantes a se estabelecer em Curitiba, no século dezenove, a partir de 1833. Entre os destaques, a trilha de João e Maria, dos contos dos irmãos Grimm, a Casa Encantada, o Oratório Bach e a Torre dos Filósofos, com uma bela vista de Curitiba.

Primeiro horário: 10h30 | Último horário: 18h58

Acho lindo e com certeza entra na minha lista (Veja post AQUI). A top dica é: coma a torta alemã! É de comer rezando e chorando quando está acabando hahaha

♦ UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE – UNILIVRE

Inaugurada em 1992, com a presença do oceanógrafo Jacques Cousteau, promove educação ambiental para a população em geral. É, por si só, uma lição de ecologia, integrando a arquitetura ao meio ambiente.

Primeiro horário: 10h36 | Último horário: 19h04

Acho lindo, porém não entra na minha lista dos top 5, porém vai do gosto do freguês. Relembre o post aqui.

♦ PARQUE SÃO LOURENÇO

Uma velha fábrica de cola deu lugar a um Centro de Criatividade, com cursos, oficinas e espaços para exposições. Seu lago é cercado por ampla área verde nativa.

Primeiro horário: 10h42 | Último horário: 19h09

Acho lindo demais pra ir sentar no fim de semana com o love ou família, porém não entra na minha lista.

♦ ÓPERA DE ARAME/PEDREIRA PAULO LEMINSKI

Foto: Luiz Costa/SMCS

Construído em estrutura tubular, o Teatro Ópera de Arame, de 1992, é um espaço mágico que se integra à natureza do local. Ao seu lado, a Pedreira Paulo Leminski é o palco dos grandes acontecimentos culturais e artísticos de Curitiba. Mais adiante, está o Farol das Cidades, biblioteca informatizada conectada à Internet.

Primeiro horário: 10h47 | Último horário: 19h13

O lugar é lindo e vale a pena ser visitado, porém não entra na MINHA lista. Fui uma vez e só, pois na minha humilde opinião hehe não foi tuuuudo aquilo que pensei.

PARQUE TANGUÁ

Às margens do rio Barigui, é área de lazer com grandes espaços verdes, ancoradouro, pista para caminhada e corrida, ciclovia e um túnel aberto na rocha bruta unindo os lagos. Implantado em 1996.

Primeiro horário: 10h54 | Último horário: 19h20

AMOOOO! Um dos meu locais favoritos e com certeza tá na lista (Veja post dele AQUI). Ele fica bem perto da Opera de Arame e segundo relatos de amigos vale a pena ir de táxi de um local pra outro, pois é bem barato e não gasta um ticket.

PARQUE TINGUI

O Parque Tingui lembra os primeiros ocupantes dos Campos de Curitiba, os índios Tinguis, da nação Guarani.

Primeiro horário: 11h01 | Último horário: 19h27

Também adoro! Tenho dúvida se entra na minha lista, pois pra mim é como o São Lourenço. Pra passar o dia sentadinha com a toalha de piquenique. Por ser ao lado do Memorial Ucraniano, até vale a pena se tiver disposição pra andar. Relembre o post AQUI.

MEMORIAL UCRANIANO

O Memorial Ucraniano, no Parque Tingui, é homenagem ao centenário da chegada dos pioneiros da etnia, comemorado em 1995. Uma réplica da Igreja de São Miguel, da Serra do Tigre, em Mallet, interior do Paraná, com telhas de pinho e cúpula de bronze, é um museu.

Primeiro horário: 11h05 | Último horário: 19h30

Mesmo tendo poucas coisas pra ver, amei o local e com certeza entra na minha lista. Relembre o post AQUI.

PORTAL ITALIANO

O Portal sinaliza a entrada do bairro italiano de Santa Felicidade. Utiliza elementos de três edificações típicas da imigração italiana, entre elas a igreja matriz, com sua torre separada do corpo principal.

Primeiro horário: 11h11 | Último horário: 19h36

Acho a cultura e o local super bacana que vale a pena a visita, principalmente se você gosta da comida italiana hehehe Não entra na minha lista por preferir outros locais…

SANTA FELICIDADE

Colônia formada em 1878 por imigrantes italianos das regiões do Vêneto e do Trentino. Principal eixo gastronômico de Curitiba, é um desfile de casas típicas, unidades de interesse de preservação pelo valor histórico, arquitetônico ou sentimental.

Primeiro horário: 11h20 | Último horário: 19h45

Acho a cultura e o local super bacana que vale a pena a visita, principalmente se você gosta da comida italiana hehehe Não entra na minha lista por preferir outros locais…

PARQUE BARIGUI

Um dos maiores da cidade, implantado em 1972, é um dos preferidos para as caminhadas diárias do curitibano à beira do lago. Tem espaços para exposições e eventos, museu do automóvel, esportes e várias outras atividades.

Primeiro horário: 11h31 | Último horário: 19h54

Lugar lindo. Porém, pra mim é como Parque São Lourenço e Tingui… então, não gastaria meu ticket pra ir.

TORRE PANORÂMICA

Suporte dos serviços de telecomunicações, permite, do mirante, uma visão de 360 graus da cidade. Seus 109,5 metros de altura equivalem a um edifício de 40 andares.

Primeiro horário: 11h37 | Último horário: 19h59

Com certeza vale a pena a visita. Só tenha calma com as filas que geralmente tem nos fins de semana e feriados.

SETOR HISTÓRICO

 

Foto: Ivan Bueno/SMCS

As ruínas da Igreja de São Francisco de Paula, nunca concluída, o Relógio das Flores, a Fonte da Memória, igrejas antigas, casarões reciclados e transformados em espaços culturais compõem o Setor Histórico da cidade, onde um dos destaques é o Memorial de Curitiba. Aos domingos, tem feira de artesanato.

Primeiro horário: 11h45 | Último horário: 20h05

Deixaria o local por último ou para outro dia, caso você possa. Aqui, aqui e aqui tem posts que podem te ajudar.

Se você puder dedicar um dia só pro centro histórico consegue conhecer vários outros locais da lista acima sem gastar ticket.

Caso você tenha disposição para caminhar, conseguirá ir nos seguintes locais:

♦ Praça Tiradentes;
♦ Paço da Liberdade;
♦ Solar do Barão (não está na lista acima, mas vale a visita. Relembre o post AQUI);
♦ Universidade Federal/ Teatro Guaíra;
♦ Rua das Flores;
♦ Rua 24 horas; (fica a 1km +- do Centro Histórico, mas com disposição vai que vai hehe);

Viu só como dá pra eliminar alguns lugares com alguma disposição pra andar? hehe

Caso você vá no fim da tarde ainda consegue tomar uma cervejinha gelada e comer um petisco em algum dos vários bares que tem na região.

Massss vamos ao meu top 6 locais que com certeza fariam parte do meu passeio…

♥ Jardim Botânico
♥ Parque Tanguá
♥ Bosque Alemão
♥ Memorial Ucraniano
♥ Museu Oscar Niemeyer
♥ Centro Histórico

No caso eu iria primeiro ao MON, conheceria ele e o Bosque do Papa e de lá pegaria a linha de turismo para ir aos outros 5 locais e como resultado conseguiria passear por 6 locais diferentes.

Lembrando que cada um tem um objetivo e gosto diferente e vai acabar escolhendo os pontos que mais se identificam, o que fiz foi dar minha opinião pessoal…

Tem mais lugares legais em Curitiba? Com certeza sim, mas por estes serem os pontos de embarque achei importante abordar ?

Ahhhhhhhhhhhhh lembrando que fazer todos esses passeios se torna super cansativo, então, caso você não tenha muito tempo, faça mesmo assim… Garanto que no fim vai valer a pena.  ?

Espero que tenham gostado das dicas e aproveitem o passeio.

Super beijo, até semana que vem.

Leia também...

Deixe um comentário