Óleo de coco e seus benefícios

Quem acompanha as minhas postagens no Facebook ou no Instagram (@marja_antonello) já deve ter percebido que eu adicionei o óleo de coco na minha alimentação e estou adorando

Apesar dele já ter sido o demonizado por causa da gordura saturada, assim como o ovo e a sua gema, estudos vem demonstrando que o óleo de coco já pode ser “absolvido”! Ele traz muitos benefícios para a saúde e pode até auxiliar no emagrecimento.

óleo de coco

A gordura do óleo de coco é saturada e composta principalmente por TCM (triglicerídeos de cadeia média). Essa gordura vira energia logo que chega no fígado o que evita seu acúmulo no tecido adiposo e consequentemente o ganho de peso. Por isso se torna uma boa opção de pré-treino, algumas pessoas inclusive, o combinam somente com café e já partem para a atividade física. A primeira vista, parece que essa combinação não “enche a barriga”, mas a gordura tem o poder de nos manter saciados por mais tempo 😉 mais um ponto para o óleo de coco!

E quem diria, esse óleo também pode ajudar a proteger seu coração ♥ Isso porque ele é capaz de aumentar os níveis de HDL (colesterol bom) e reduzir o LDL (colesterol ruim).

óleo de coco

O óleo de coco é rico em ácido láurico, uma substancia que também está presente no leite materno, e que em conjunto com o ácido caprílico estimulam o nosso sistema imunológico nos protegendo de infecções e ajudando a combater vírus, bactérias e fungos. Uma boa estratégia para ajudar a tratar candidíase de repetição, por exemplo. Ele também melhora o trabalho do intestino e a composição da flora intestinal, o que contribui indiretamente para a melhora da imunidade.

E além de todas essas propriedades, ele ainda contém em vitamina E, que é super antioxidante e previne o envelhecimento precoce e as rugas. De quebra, o óleo de coco ainda pode ser passado no cabelo, deixando ele hidratado e com brilho.

Sabe qual é a melhor parte de tudo isso? Que o óleo de coco é resistente a altas temperaturas, o que o torna uma ótima opção para cozinhar.  Ele pode ser utilizado para fritar, refogar, assar, ou pode ser misturado no café, em chás, com frutas, sucos, na salada, etc. Seu sabor é suave, o que o torna muito versátil.

Só não esqueçam que nenhum alimento sozinho faz milagre e não seria diferente com o óleo de coco. Ele só tem o potencial de fornecer todos estes benefícios e até auxiliar no emagrecimento se estiver dentro de uma dieta equilibrada e saudável.

óleo de coco

Como comprar e armazenar:

Na hora da compra, prefira o óleo de coco extra virgem e prensado a frio (se possível, orgânico). Em temperaturas mais baixas, o óleo vira uma pasta branquinha, mas não se preocupe, ele pode ser utilizado assim ou pode ser aquecido para voltar a seu estado normal. E não precisa ser armazenado na geladeira, é só fechar bem o vidro e guardá-lo longe da luz.

Quanto de óleo de coco consumir?

Procure um nutricionista para ver se o óleo de coco se encaixa na sua alimentação de acordo com os seus objetivos. Mas sugiro que não passe de 1 colher de sopa ao dia.

Espero que tenham gostado 😉  Até a próxima, pessoal, beijos!

óleo de coco

Leia também...

Deixe um comentário