A festa da cerveja alemã foi criada no ano de 1810 pelo rei bávaro Ludwing I, para comemorar seu casamento e foi um sucesso tão grande que marcaram para acontecer novamente em outubro do ano seguinte, e assim permanece até hoje e se espalhou para o mundo todo.

5 anos atrás eu conheci a festa original alemã com um grupo de amigos, foi uma das experiências mais divertidas da vida!

A festa acontece tradicionalmente em Theresienwiese, que é um parque aberto, cheio de brinquedos radicais, em Munique, cada cervejaria tradicional da região tem barracão próprio, todo decorado, as mesas são coletivas e as cervejas são vendidas em canecos de 1 litro trazidos pelas mulheres vestindo o traje típico, elas chegam a carregar 10 canecos de 1 litro de uma só vez, os canecos custam aproximadamente 10 euros.

oktoberfest-2

A cerveja que é vendida na festa é do estilo Oktoberfest, o lote que é produzido para a festa não pode ser engarrafado, cada cervejaria fabrica esta edição especialmente para que seja vendida na festa, e há quem diga que o teor alcoólico é um pouco maior que o normal.

Bandinhas alemãs tocam música típica o dia todo na festa que começa cedo e só termina de madrugada, quase todos os alemães usam o traje típico da Baviera, os homens com chapéu, camisa, suspensório, meias altas e sapato de couro e as mulheres com coroa de flores, vestido de cintura justa e saia rodada e uma camisa branca que valoriza os seios.

As comidas típicas são vendidas em barraquinhas menores que os barracões das cervejarias, mas não menos charmosas, tem pretzel gigante, tem joelho de porco, um bolinho de batata com molho de cerveja, nozes e castanhas caramelizadas, cada lojinha tem a sua especialidade. Uma tradição que eu adorei são uns biscoitos em formato de coração com uma fita passante (se parecem com aqueles biscoitos que os americanos colocam na árvore de Natal), super decorados e com uma frase romântica escrita em glacê dentro! É uma versão alemã comestível (apesar de que me garantiram que o legal é guardar e não comer) do correio elegante! E as meninas ganham essas lembranças dos namorados e muitas “usam” eles pendurados como um colar <3 Definitivamente é uma festa em que eu pretendo voltar!

Amanhã começa a Oktoberfest de Blumenau (SC), que é a segunda maior do mundo, este ano eu pretendo estar lá para conhecer, espero que vocês também…

Beijinhos e salud!

Leia também...

Deixe um comentário