Obesidade x Acupuntura

Estamos em outubro, chegando final do ano e com ele o verão. As pessoas começam a se “movimentar” para férias, praia, piscina, pensando no biquíni, na sunga, ou seja, estão “precisando ficar magro pra amanhã”.

Querem emagrecer em dias o que engordaram em anos. Lançam mão das dietas mais malucas, remédios que fazem mais mal do que bem, procedimentos estéticos feitos em lugares duvidosos. E tudo isso porquê?? Porque não procurou ajuda antes com profissionais capacitado para lhe orientar e tornar as coisas mais fáceis do que parecem, ou menos difíceis.

Digo isso, pois vou apresentar a vocês mais uma ferramenta que vai auxiliar na tão desejada perda de peso: a Medicina Tradicional Chinesa através da acupuntura e outras técnicas.

Mas antes de falar dessas ferramentas, quero explicar um pouquinho sobre a obesidade e seus malefícios.

“Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade pode ser compreendida como um agravo de caráter multifatorial decorrente de balanço energético positivo que favorece o acúmulo de gordura.

Ela está associada a riscos para a saúde devido à sua relação com complicações como aumento da pressão arterial, dos níveis de colesterol e triglicerídeos sanguíneos e resistência à insulina.

Entre suas causas, estão relacionados fatores biológicos, históricos, ecológicos, econômicos, sociais, culturais e políticos. Está relacionada também à má alimentação, aos modos de comer e de viver da atualidade e também, preponderantemente, ao sistema alimentar vigente no País.” Fonte Ministério da Saúde.

Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a obesidade, em grande parte, é uma desarmonia dos órgãos Baço/Pâncreas, Estômago e Rim, e em outros casos podem vir a acometer outros órgãos também.

Os benefícios da acupuntura na obesidade e no emagrecimento são:

  • Melhora da função digestiva e intestinal
  • Diminuição da compulsão alimentar
  • Diminuição da ansiedade
  • Aumento do Metabolismo
  • Diminuição do Apetite
  • Melhora do sistema linfático
  • Promove uma sensação de bem-estar
  • Aumenta força de vontade
  • Diminuição de medidas corporais

Outras técnicas da MTC podem ser associadas ao tratamento como a eletroacupuntura provocando a lipólise (quebra de células de gordura), ventosaterapia, dietoterapia chinesa, fitoterapia, tui -ná, auriculoterapia.

O tratamento para obesidade terá maior eficácia quando feito em conjunto com atividade física, alimentação balanceada e terapia, por isso procure profissionais capacitados para orientá-los nesses assuntos.

Quando feito sob essas orientações, a possibilidade do reganho de peso é muito menor do que quando se faz as loucuras que citei lá no início do texto, e a necessidade de “ficar magro pra amanhã” não existirão mais.

Um beijo

Ale Iasbek

Leia também...

Deixe um comentário