O transporte público de Toronto

Olá gente!

Calor voltando para Toronto, já é possível ver como a cidade está ficando mais cheia e pensando nas pessoas que estão chegando, resolvi fazer um post falando do maior caso de amor e ódio na cidade (pelo menos para mim hehe) que é o transporte público de Toronto. Ah Paola, quer dizer que o transporte público não é perfeito e sem problemas? Bom, vem comigo que te explico.

O transporte público aqui em Toronto, TTC (The Toronto Transit Comission), é todo interligado e composto por ônibus, streetcar (bondes elétricos), ou metrô. Uma coisa muito interessante (e esranha para quem vem do Brasil) não existe cobrador nos ônibus ou streetcar, você deve colocar o dinheiro ou o token (um passe na forma de moeda) na caixa na entrada do ônibus e solicitar o transfer, que te dará o direito de pegar o próximo transporte sem pagar novamente. Nas estações de metrô existem várias máquinas para que você posso pegar o transfer, só ficar atento para não esquecer (sim, já fiz isso… Ás vezes o “vigia”que fica na catraca ou na cabine, te deixa voltar para pegar caso tenha te visto sair, mas não conte com isso, pois já tive que pagar novamente também).

  Collage_Fotor

Falando em máquinas… Os tokens também podem ser comprados tanto em máquina, que pode ser pago com cartão ou dinheiro, quanto com o vigia que fica na cabina da estação de metrô. Nessa cabine você também encontra o day pass, weekly pass e monthly pass. O day pass é um passe diária que te dá uso ilimitado nos 3 meios de transporte. O weekly pass é um cartão que dá o uso ilimitado dos 3 meios de transporte durante uma semana (de domingo á domingo) e o monthly também é um cartão que te dá o uso ilimitado durante todo o mês. Para saber dos preços de cada um é só entrar nesse site.

Collage_Fotor1 Collage_Fotor2

Agora, o porquê que eu falei sobre o transporte de Toronto ser um caso de amor e ódio para mim? Bom, pelo que vejo não é só comigo. O transporte aqui é bem criticado, tanto por estrangeiros quanto por canadenses. Muitos atrasos, ás vezes ônibus em horário de pico não estão em serviço e o próximo vem lotado de gente, enfim… Por causa disso o TTC está sendo pressionado para que haja mudanças de tarifas, melhora das linhas de metrô e streetcar, entre outras coisas.

Isso aí pessoal, espero que tenha gostado e que esse post posso ajuda-los na vinda á Toronto! De brinde, o mapa do metrô de Toronto, que espero que vocês cheguem a ver muito 🙂

TTC4

XoXo,

Lola.

Leia também...

Deixe um comentário