O que não fazer na Alemanha

O que não fazer numa viagem à Alemanha (com risco de levar multa ou até processo)

Não é novidade pra ninguém que leis e regras existem em todo o lugar. Mas não é em todo lugar que as pessoas realmente são punidas quando desrespeitam a lei, não é mesmo? Por exemplo, você conhece quantas pessoas que foram processadas por filmar as pessoas numa balada no Brasil?

Em alguns países, como por exemplo a Alemanha, regras simples (que em outros países ninguém respeita) são levadas muito a sério. E quem não respeita pode levar multa ou até ser processado.

Nesse artigo vou te mostrar o que não fazer numa viagem à Alemanha, para que você não corra riscos desnecessários e não arruine a sua viagem.

Matar vespas é proibido!

É verão no continente europeu, temperatura 35 graus, você está seco por uma deliciosa cerveja alemã e você só consegue pensar em um destino: Biergarten! O ambiente descontraído com diversos tipos de cerveja, comidas típicas e pessoas felizes teria tudo para ser o ambiente perfeito. Mas quando menos você espera, você está rodeado por vespas cantando no seu ouvido, voando por cima da sua comida e atrapalhando seu momento de diversão.

Qual o seu primeiro instinto? – Matar a vespa, oras!

Aí é onde mora o maior perigo. A não ser que você seja alérgico (e tenha como provar) matar vespas na Alemanha é proibido pela Lei Federal de Conservação da Natureza. Os amigos abelha, zangão e o marimbondo também são protegidos por esta lei.

Não use o celular enquanto anda de bicicleta

As leis de trânsito na Alemanha se aplicam também aos ciclistas, portanto usar o celular enquanto pedala é considerado uma infração. O valor da multa? Em torno de 25 Euros.

O ciclista também não pode ouvir música alta, caso isso represente uma “ameaça” ao trânsito. Dependendo da infração, o ciclista pode perder pontos na carteira de motorista.

Respeite os horários de silêncio

A Alemanha é um dos poucos países europeus que ainda guardo o domingo. Fazer faxina com o aspirador, ligar som alto ou usar uma furadeira são tipos de atividades que devem ser evitadas nesse dia.

Além disso, o horário de silêncio entre 22h e 7h em prédios residenciais deve ser respeitado, bem como entre 13h e 15h. Isso geralmente vem escrito nos contratos de aluguel dos imóveis. Caso você fique hospedado em um apartamento alugado é bom ficar ligado nessas regras para não ter problemas.

Não faça a saudação nazista ou divulgue a suástica

Respeite a história e os mortos durante o holocausto. Nunca, jamais, ever faça a saudação nazista ou divulgue a suástica, nem na Alemanha ou em qualquer lugar. Em território alemão, desrespeitar isso pode te render uma multa de 500 Euros.

Respeite os sinais de trânsito para pedestres

Na primeira vez que eu vim pra Alemanha achei bizarro como os alemães esperavam o sinal para pedestres ficar verde para então atravessar. Mesmo que não houvesse nem sinal de um carro vindo. Eu ficava impaciente vendo aquilo, porém não queria ser a “diferentona” e sair atravessando sozinha.

Quando vim morar aqui é que entendi: quem cruza a rua quando o sinal de pedestres está fechado leva multa: 5 Euros.

Não fotografe ou filme pessoas sem a autorização delas

Tá, eu sei que vocês vão dizer assim: – Qual a novidade nisso? No Brasil isso também é proibido!

Proibido é, mas quantas pessoas você conhece que respeitam a privacidade do outro no Brasil? Pois é… aqui na Alemanha a questão da privacidade e proteção de dados é levada MUITO a sério. Presta atenção em duas situações que aconteceram:

Logo que eu me mudei pra cá fui conhecer a academia onde iria treinar. Chegando lá fiquei espantada com a tecnologia dos aparelhos e comecei a filmar pra mostrar para uma amiga do Brasil. Imaginem o pito que eu levei de um funcionário por estar filmando as pessoas. Nunca mais levei meu celular pra academia, rsrs.

Esses dias uma amiga de Munique estava filmando uns meninos brincando num parquinho, pois tinha achado o jogo deles muito interessante. Um dos meninos veio imediatamente até ela e pediu para apagar a filmagem, pois ele não tinha autorizado.

Sentiu o drama? Então fica a dica. Cuidado ao filmar ou fotografar em viagens pela Alemanha.

Agora me conta, o que você achou dessas regras? Tem alguma que você não conhecia ou achou bizarro? Comenta aqui.

 

 

 

Leia também...

Deixe um comentário