O fim das tonturas com o auxílio da Acupuntura

Você já teve a sensação de estar girando ao redor do ambiente ou o ambiente estar girando ao seu redor (sem você ter ingerido alguma bebida alcóolica, eu quero dizer)??? Ou também já se sentiu como se estivesse andando nas nuvens ou com a cabeça pesada?? Se a resposta para alguma dessas perguntas foi sim, você teve uma vertigem ou tontura.

A vertigem ou tontura podem ser sintomas de labirintopatias, cinetoses, vertigens de altura, entre outras patologias que afetam o sistema vestibular.

Na MTC (medicina tradicional chinesa) é chamada de Xuan Yun.  

Xuan significa “visão borrada”, enquanto Yun quer dizer “tontura”. Este sintoma pode variar desde uma tontura branda, algumas vezes pela mudança de posição, até uma vertigem severa com perda de equilíbrio, quando tudo ao redor parece girar.

O que pode causar a tontura ou vertigem?

  • Emoções exacerbadas: A raiva, frustração, ressentimento, rancor reprimido afetam o fígado, em outras palavras leva a ascensão yang do fígado, um desequilíbrio do chi que faz com que a energia, de repente, “vá” para a cabeça e assim provocando vertigens e tonturas. Quando o fígado está bem afetado as tonturas tornam mais graves.
  • Excesso de Trabalho ou Atividade Sexual Excessiva: tanto o trabalho ou a atividade sexual em excesso durante muitos anos sem o descanso adequado enfraquece os Rins, que não consegue nutrir suficientemente o cérebro.
  • Dieta: o consumo excessivo de alimentos gordurosos ou laticínios ou simplesmente a alimentação irregular enfraquecem o Baço/Pâncreas que, segundo a medicina chinesa, são os responsáveis pela separação dos nutrientes no organismo, deixando-os com deficiência de energia que também atrapalha que a energia “vá” para cabeça.

Esses fatores, conhecidos como PADRÕES DO TIPO EXCESSO E PADRÕES DO TIPO DEFICIÊNCIA são identificados e a partir daí o tratamento de acupuntura é direcionado.

Além a acupuntura, recomenda-se para diminuição das crises de tontura e vertigem:

  • Aumentar o consumo de água
  • Relaxar (fazer algo que te agrade)
  • Comer bem (melhorar a qualidade da alimentação, inclusive com auxílio de um profissional)
  • Não guardar sentimentos negativos, isso não faz bem a ninguém
  • E claro, procurar um acupunturista capacitado.

Um beijo,

Ale Iasbek

Leia também...

2 comentários

Avatar
Naceli vieira almeida 12 de março de 2020 - 12:47

Tenho Síndrome de Meniere, queria saber se a acuputura melhora alguma coisa.
Obrigada

Responder
Alessandra Iasbek
Alessandra Iasbek 12 de março de 2020 - 16:23

Olá Naceli,
Tudo bem? Obrigada por sua pergunta.
Sim, não só a acupuntura como toda a Medicina Tradicional Chinesa podem ser grandes aliadas no tratamento dessa síndrome. Elas trazem bons resultados quando utilizadas. Procure um bom profissional em sua cidade e você ficará satisfeita com os efeitos!!!
Um abraço,
Ale Iasbek

Responder

Deixe um comentário