Nutrientes que Fortalecem as Unhas

As unhas, assim como qualquer outra parte do nosso corpo, precisam de nutrientes para crescerem fortes e saudáveis. Unhas fracas, com manchinhas ou ondulações são sinais de uma alimentação desequilibrada e com deficiência de vitaminas e minerais. Uma dieta rica em gordura, refrigerante e carboidratos refinados, por exemplo, altera a flexibilidade e aparência das unhas.

Já algumas vitaminas e minerais estão diretamente relacionadas com a saúde e fortalecimentos das unhas e hoje eu vou falar um pouquinho deles:

unhas

»» Silício «« É um importante componente do colágeno e dos tecidos conectivos que dão força, rigidez e flexibilidade a ossos, dentes, unhas e pele. As melhores fontes de silício são a aveia, centeio e outros cereais integrais. Curiosidade: A cerveja contem alta concentração de silício que é facilmente absorvido 😀 Mas lembre-se: beba com moderação.

aveia-silício-unhas

»» Vitaminas do complexo B «« Entre as vitaminas presentes no complexo B, destaca-se a Biotina, que é responsável pelo fortalecimento de unhas quebradiças e aumento de sua espessura. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B: cereais integrais, grãos, nozes, alimentos de origem animal, espinafre e gema de ovo.

ovos-biotina-unhas

»» Zinco «« Esse mineral tem papel reconstrutor e protege as unhas. Unhas quebradiças ou manchinhas brancas mostram que pode estar faltando zinco no seu organismo.  Consuma alimentos de origem animal, ostras, arroz integral ou farelo de aveia para repor esse nutriente.

ostras-zinco-unhas

»» Cálcio «« Pode ser encontrado em vegetais verde escuros (brócolis, couve), repolho, gergelim, tofu, semente de melão, leite e iogurte, sendo que o cálcio de origem vegetal é melhor absorvido. Segundo uma pesquisa do New England Journal of Medicine, quem ingere esse mineral com freqüência notam que suas unhas quebram menos e que diminuem suas saliências (ondulações).

espinafre-cálcio-unhas

»» Queratina «« A ingestão desses alimentos atua na reestruturação do colágeno, essencial para o fortalecimento e reconstrução das unhas: Salmão, carne de bovina e ovo.

salmão-queratina-unhas

»» Vitamina C «« Atua na síntese de colágeno e elastina. Fontes: tangerina, acerola, kiwi, caju, laranja, limão, morango, (frutas cítricas em geral) e vegetais verdes escuros.

vitaminaC-colágeno-unhas

»» Ferro «« Anemia por deficiência de ferro deixa as unhas fracas. Podemos encontrar esse mineral no feijão, carne vermelha e bife de fígado. Dica: Alimentos ricos em vitamina C quando consumidos junto com alimentos fontes de ferro, melhoram a absorção do ferro.

feijão-ferro-unhas

Não tem segredo gente, uma alimentação balanceada ♥ colabora com a saúde e conseqüentemente com a estética. Mãos a obra! 😉

Leia também...

Deixe um comentário