Moxa: um tratamento de saúde especial para o Inverno

Olá!

Vou contar para vocês como funciona a Moxabustão, uma técnica da Acupuntura muito especial para o Inverno e o frio, com direito a um vídeo exclusivo no final com demonstração da técnica.

É para aumentar a imunidade e combater as doenças causadas pelo frio, que a medicina chinesa utiliza a técnica da moxa, realizada com a queima de ervas medicinais próximo da pele para aquecer os pontos de acupuntura.

A palavra moxa vem do japonês “mugusa”, originado de “moe kusa” que significa “queimar erva”.
De mugusa vem o termo moxabustão.

Em chinês, moxabustão é chamada de 灸 法 Jiǔ Fǎ. É uma técnica que fortalece a saúde, trata e previne doenças através da estimulação de pontos de acupuntura e regiões do corpo pela aplicação de calor produzido pela queima de plantas medicinais, sendo a Artemísia a principal erva utilizada.

Na china antiga o grande médico Biǎn Què 扁䳍  enfatizou a importância da medicina preventiva, deixando escrito a seguinte recomendação:

Uma pessoa sem doenças deve regularmente fazer moxa. Assim pode-se ter uma vida longa, até mais de 100 anos”.

Pelo fato da moxa ter uma ação de aquecimento promovendo o dinamismo da circulação, ela pode ser usada para fazer fluir e desbloquear os canais e colaterais da acupuntura, mover o qi (energia) e acelerar o sangue, dispersar a umidade acumulada e expelir o frio patogênico que penetrou no organismo, dispersar o inchaço e as nodulações, assegurar o calor e dinamismo do corpo. Também pode ser utilizada para relaxar o corpo, acalmar a mente, as emoções e promover o sono reparador.

A lã de moxa é preparada a partir das folhas da Artemísia, pois possuem qualidades yang (de aquecimento) e são utilizadas na fitoterapia chinesa para tratar frio e umidade. As folhas são deixadas secar e posteriormente trituradas, peneiradas e ventiladas, para que restem apenas as fibras em uma forma macia semelhante a algodão, que permite ser facilmente moldada para formar pequenos cones. Além disso, produz pouca fumaça e odor, e queima de modo gradual, sendo preferida para aplicação direta sobre a pele.

moxabustao

moxa

Aplicação de Moxa com interposição de sal e Gengibre

Existem várias formas de aplicação de moxa (moxa direta, moxa indireta, moxa em bastão, moxa sobre a agulha e com aparelhos de aquecimento) e o maior cuidado que se deve ter no uso é evitar queimaduras.

É muito importante saber que a moxa não deve ser aplicada na região do abdome em gestantes e em pacientes que sofreram perda de sangue ou estejam desidratados e, também, observar que o ambiente deve ser ventilado para evitar incômodos causados pela fumaça proveniente da queima da moxa.

Saiba agora quais são os principais objetivos da Moxa de acordo com a Medicina Chinesa:

– Promover a saúde;
– Prevenir as doenças (profilaxia).
– Aquecer para dispersar os fatores patogênicos externos (vento, frio e umidade);
– Favorecer a circulação nos canais de energia;
– Fortalecer a energia e o sangue;
– Aumentar o componente yang da energia e aquecer os rins;
– Controlar as ptoses de órgãos e os corrimentos;
– Recuperar a consciência no caso de colapso (do yang);
– Purificar e dissipar o Calor tóxico em processos inflamatórios;

Um grande professor da medicina chinesa, Dr. Wang, era muito saudável aos 88 anos de idade, seu pensamento era muito lúcido e ainda mantinha a atividade de ler e escrever livros. Um dos seus segredos para proteger a saúde era fazer moxabustão. Ele defendia que após os 40 anos a energia dos rins declina dia a dia. Assim, entre o verão e o outono todo ano, quando o clima vai esfriando dia a dia, ele começava a fazer moxabustão regularmente com cones de moxa. Este método fortaleceu muito a sua constituição corporal. Acupuntura e moxabustão devem se complementar um ao outro. O segredo da saúde do Dr. Wang era fazer moxa de modo preventivo.

Dê o Play para assistir nosso vídeo e entender como funciona na prática clínica:
Aproveite para se inscrever em nosso canal e acompanhar nossos vídeos: clique aqui.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=5EFDck4Yheo?rel=0]

Aproveite para conhecer nosso Blog Acupuntura e Terapias e acompanhar nosso trabalho.

Espero que tenha gostado, e se gostou, aproveite para deixar um comentário.
Um abraço e até a próxima!

Leia também...

2 comentários

Avatar
Paulo Roberto da Silva Junior 27 de julho de 2016 - 00:27

Maravilhoso

Responder
Avatar
Roselene 15 de agosto de 2016 - 15:32

Gostei! A Explicaçao. Facil de aprender .

Responder

Deixe um comentário