Olha que o tema libido aparece cada dia mais no dia-a-dia do consultório. E a pergunta é sempre a mesma: como posso melhorar minha libido? Claro, para avaliar o porquê da libido baixa, se está realmente baixa, tratamentos – precisa de consulta médica e avaliação. Mas vou explicar aqui algumas dicas que podem te ajudar.
Costumo explicar para as minhas pacientes que a libido é uma pizza de 8 fatias. Cada fatia tem a sua colaboração, sendo que quando uma está ruim ou prejudicada, afeta a pizza inteira. Cada pedacinho conta.
Os pedaços são:
1) hormônios: esse aspecto é avaliado individualmente em consulta, sendo que influencia muito no desejo sexual;
2) saúde mental: você está bem? Está cuidando da mente? Pratica ioga? Medita? Se sente bem?;
3) saúde física: esse é polêmico – não tem jeito!! Atividade física ajuda em tudo na vida da gente, desde o peso até no ato sexual;
4) relacionamento: como é seu relacionamento com seu parceiro/a? E se não tem parceiro, como é seu relacionamento com quem você tem relação sexual?
5) fase da vida: claro que quanto mais idade, tudo muda no corpo. Não tem como comparar um corpo de uma adolescente com uma jovem, e nem com uma mulher na menopausa. Mas acreditem, todas merecem e deveriam ter uma satisfação sexual de 100%;
6) autoestima: você se cuida? Se arruma? Se acha bonita? Para você mesma!!!;
7) tabus: quais seus medos? Inseguranças? Se questiona: “será que posso fazer isso?”. PODE! E deve! Sexo é parte fundamental da vida;
8) autoconhecimento: sabe o que você gosta na hora do sexo? Se não sabe, como vai explicar e ajudar seu parceiro para melhorar o desempenho sexual dos dois?
Muita coisa, né? Mas tudo isso influencia!
Então, minha dica é: pense em sexo durante o dia, converse com seu parceiro, tire todas as suas dúvidas com seu ginecologista. E que todos consigam aumentar, pelo menos um pouquinho, a sua libido!