Melancia: Ótima opção no pré-treino

Olá gente! Hoje vou falar da melancia, uma fruta super conhecida, porem pouco apreciada pelas suas propriedades. Uma delas é o efeito vaso dilatador, que aumenta o fluxo sanguíneo e melhora o reparo muscular. Isso porque a melancia contém um aminoácido chamado citrulina, que no organismo ajuda a formar a arginina que é precursora do óxido nítrico, que além de aumentar a dilatação dos vasos sanguíneos, também ajuda a reduzir a pressão arterial. Ufa, quanta coisa né?

melancia fatias

E os benefícios da melancia não param por aí, ela é rica em vitamina C, antioxidantes, flavonóides e carotenóides, como o licopeno, que nos protegem da ação dos radicais livres e ajudam a prevenir o câncer.

Não podemos nos esquecer do seu efeito diurético também, que acontece porque a melancia contém bastante água e potássio em sua composição.

melancia 4

Outro fato interessante sobre a melancia é que 100g da fruta contém apenas 8g de carboidratos. E que apesar de ter alto índice glicêmico, ela possui uma baixa carga glicêmica. Explico: Índice glicêmico se refere a velocidade da absorção do carboidrato e carga se refere a quantidade.

Para quem quer emagrecer é melhor comer melancia do que tapioca, por exemplo, que em 100g da goma tem 80g de carboidrato e ainda tem um alto índice glicêmico. Expliquei melhor sobre a tapioca não favorecer o emagrecimento NESSE POST.

melancia 3

Vale lembrar que em casos de artrite reumatoide e lúpus o excesso de citrulina não é uma boa ideia. Converse com o seu nutricionista para ver ser a melancia ou o suco dela é uma boa estratégia para ser acrescentada no seu pré-treino ou em qualquer outro momento do seu dia  😛

SAMSUNG CSC

Fica a dica pessoal  vamos valorizar mais nossos alimentos típicos e acessíveis porque eles têm muito mais a oferecer do que a gente imagina.

O simples também funciona. 😉

Beijos e até a próxima 

melancia heart

Leia também...

Deixe um comentário