Mangas bufantes. Como usar?

Impressionante como a moda tem suas reviravoltas e idas e vindas, né? E com as mangas bufantes não poderia ser diferente.

Famosérrima nos anos 80, mas surgida nos séculos XVI e XVII em versão muito mais exuberante, ela vem dando o ar da graça desde 2017, porém, bem mais moderninha e descolada com toques de romantismo em vestidos, camisas, blusas, casacos, macacões e, especialmente, em comprimentos cropped, perfeito para combinar com um jeans bem descolado e sequinho.

Dicas para usar as mangas bufantes

Como sempre, a dica é, acima de tudo, use sem regras, do jeito que se achar mais bonita.

Mas mas mas, se quer dicas para “não errar”, como dá pra perceber, o nome e imagens já dizem tudo, né?

As peças com mangas bufantes são caracterizadas pelo volume abundante no ombro ou braços, o que acaba dando mais peso visual à parte de cima do corpo.

Assim sendo, é importante lembrar que você irá ver vários modelos de “puff Sleeves” por aí, o que quer dizer que eles podem ter mais volume na região dos ombros ou, outras vezes, o volume pode estar localizado abaixo do cotovelo o que pode desviar o olhar para a região do quadril.

Antes de mais nada, faça uma boa reflexão sobre quanto volume você deseja e onde quer concentrá-lo para valorizar o seu tipo físico. Reflexão feita, é hora de pensar na combinação com as outras peças…

Inegavelmente, a principal jogada aqui, sempre vai ser o equilíbrio de proporções, então dá uma olhadinha nas dicas abaixo…

  • Se você tem corpo estilo triângulo invertido caracterizado por ombros mais largos que a linha do quadril, ou tem seios avantajados e não quer chamar a atenção para essa parte do corpo a dica é:
    • investir em peças que tenham o volume bufante das mangas na região abaixo do cotovelo, de preferência perto do punho.
    • Outra boa dica é combinar o peso da blusa com peças inferiores mais largas ou com cores mais claras ou vibrantes na parte de baixo.

  • Para quem tem o quadril mais largo que os ombros no maior estilinho pera/ triângulo, o modelo com mais volume no ombro pode ajudar e muito. Quanto mais volume acima do cotovelo, melhor.
    • A dica para manter boas proporções é usá-las com peças mais sequinhas na parte inferior deixando que o volume da manga seja a estrela do look.

  • Caso você tenha o corpo tipo ampulheta, bem estilinho violão, também pode usar e, certamente arrasar por aí…

    • Uma boa dica, caso você queira evidenciar ainda mais suas curvas, é marcar a cintura, assim você mantém as proporções e não esconde a cintura, já que essa é a parte mais estreita desse tipo físico e a que define o corpo violão…

  • Se você é do tipo retângulo, ou seja, com os ombros, cintura e quadril nas mesmas proporções, e quer focar na falta de curvas, vai precisar, basicamente, chamar a atenção para a parte de baixo, parte de cima e marcar cintura…

  • Pessoas com corpo tipo oval também podem usar o modelo. Caracterizado por volume na região abdominal e ausência de cintura marcadinha que pode ser maior ou ter as mesmas proporções dos ombros e quadris, a jogada aqui é afinar a silhueta e disfarçar a barriguinha.
    • Invista em blusas ou vestidos em que as mangas bufantes deixem as áreas mais finas como pulsos e colo aparecerem. Outras propostas interessantes são:
      • Usar peças que criem uma falsa cintura;
      • Decotes em U ou em V são ótimas opções;
      • Na parte de baixo pode investir em saias e calças retas.

Como viu, a questão é e sempre será o equilíbrio de proporções. Cada um sabe o que fica melhor pra si, cada um sabe o que quer valorizar ou disfarçar…  Então, se você quiser usar qualquer um dos modelos, sugiro que experimente!

Se olhe no espelho e experimente várias possibilidades e combinações, certamente uma irá te agradar… Seja feliz.

Nota de rodapé da Fran:

Moda é para inspirar e não ditar. A gente precisa entender nosso estilo, olhar nosso corpo com carinho e então decidir o que entra ou não em nosso guarda-roupa. Não é porque é moda e todo mundo usa que você precisa usar. Não é porque dizem que não combina com seu biotipo que você precisa deixar de usar. Se conheça e se respeite, isso sim é importante! ♥

Mangas bufantes para pinar…

Leia também...

Deixe um comentário