Low pressure fitness. A famosa técnica da “Barriga Negativa”

Você sabe o que acontece com seu corpo, quando realiza exercícios hipopressivos?

A técnica hipopressiva teve sua inserção pela fisioterapia obstétrica, por volta dos anos 80, como auxilio para recuperação da parede muscular abdominal no pós-parto.

Ela veio se aprimorando e evoluindo com o tempo, tornando-se efetiva tanto no tratamento e prevenção de algumas patologias, como para melhorar a performance esportiva e estética, como acontece com a pratica de Low Pressure Fitness (LPF), conhecida como a “técnica da barriga negativa”.

O método Low pressure fitness é baseado em várias posturas que melhoram o efeito hipopressivo. Proporcionando uma ativação da musculatura profunda e sucção abdominal (vácuo abdominal) em apneia expiratória. O core abdominal (musculatura profunda) é acionado de forma muito mais eficiente, descomprimindo órgãos internos e liberando tensões miofasciais.

Pela sucção abdominal e consequente aspiração visceral, ocorre uma diminuição da pressão da cavidade abdominal e o reposicionamento dos órgãos internos, favorecendo uma diminuição da circunferência abdominal, característica esta, que deu a fama de “barriga negativa”.

Além disso, tem-se um aumento do tônus muscular de repouso da parede abdominal profunda (CORE), tornando-se mais firme até mesmo em relaxamento, melhorando esteticamente a aparência da parede abdominal, bem como a sustentação dos órgãos internos.

Quais os benefícios do Low pressure fitness?

Importante salientar que a mudança na estética corporal, como a redução de medidas, é apenas um bônus diante dos inúmeros benefícios que a técnica pode proporcionar.

Veja abaixo mais alguns benefícios:

  • Trabalha o “core” de maneira mais eficiente;
  • Melhora tônus do abdômen e assoalho pélvico;
  • Trata e previne a incontinência urinária e a diástase abdominal
  • Melhora o desempenho sexual
  • Promove alívio de dores durante a relação
  • Melhora a constipação intestinal;
  • Favorece o sistema linfático, diminuindo a retenção de líquidos;
  • Previne hérnias umbilicais, inguinais e hérnias de disco;
  • Melhora a postura, aliviando dores na coluna;
  • Diminui o stress e a ansiedade.
  • Por tanto, além de proporcionar a todos esses benefícios para a saúde, o método promove a normalização do tônus do diafragma e reposicionamento dos órgãos, reduzimos a pressão intra-abdominal e intra-pélvica, consequentemente, reduzimos medidas.

Com a melhora do tônus muscular de forma global, principalmente na faixa abdominal, e a normalização da musculatura do assoalho pélvico, é possível prevenir e tratar a incontinência urinaria, que pode ter como causa a fraqueza do tônus.

Como são realizadas as sessões de Low pressure fitness?

Elas são realizadas com o profissional licenciado, normalmente uma ou duas vezes por semana, cada atendimento com 30 minutos de duração. E o praticante deve realizar em casa durante 5 minutos por dia. Sendo que, todo o treino é direcionado pelo profissional que estará te acompanhando, respeitando os limites e objetivos de cada um.

Todos podem praticar o método, porém é importante salientar que gestantes podem fazer somente as pautas posturais, sem fazer a apneia e a sucção diafragmática (abertura das costelas). Já os hipertensos podem realizar a técnica, no entanto, devem ter um cuidado diferenciado, respeitando sempre a liberação e o consentimento do médico.

Tanto homens quanto mulheres podem e devem praticar o método, pois o excesso de peso, aumento da gordura visceral, pratica de atividades de alto impacto, esforço com alta carga, podem gerar aumento da pressão intra-abdominal e levar a complicações, como a diástase abdominal, facilmente recuperada com a pratica.

Contudo, para que o praticante consiga ter os resultados esperados, a técnica deve se dar por um conjunto de exercícios posturais e respiratórios especificamente coordenados, envolvendo relaxamento da musculatura do pescoço, dos joelhos e dos cotovelos, além de uma ativação da coluna em crescimento.

Os resultados são observados geralmente, já no primeiro mês de prática. Mas é importante salientar que o método é excelente para se manter para a vida e não somente por um tempo. Procure um profissional licenciado e comece o quanto antes essa pratica sensacional.

Leia também...

Deixe um comentário